A Aneel - Agência Nacional de Energia Elétrica anunciou que a bandeira tarifária para maio de 2025 será amarela. Isso significa que os consumidores de energia elétrica terão custo de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos. O anúncio ocorreu devido a redução das chuvas, na transição do período chuvoso para o período seco do ano. As previsões de chuvas e vazões nas regiões dos reservatórios para os próximos meses ficaram abaixo da média.

Desde dezembro de 2024, a bandeira tarifária permanecia verde, refletindo as condições favoráveis de geração de energia. Com o fim do período chuvoso, a previsão de geração de energia proveniente de hidrelétrica piorou, o que nos próximos meses poderá demandar maior acionamento de usinas termelétricas, com energia mais cara.

Implementado pela Aneel em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias permite que os consumidores acompanhem, mês a mês, as condições de geração de energia no País. Com o acionamento da bandeira amarela, a agência alerta para necessidade de a população manter bons hábitos de consumo, para evitar desperdícios e contribuir para a sustentabilidade do setor elétrico.



Mais Notícias EM



Schneider e Senai levam capacitação profissional à Amazônia

Entre a programação de cursos que deve envolver 74 mil alunos, 9 mil serão das regiões da Amazônia Legal.

05/05/2025


Cemig investe para aumentar presença no interior de Minas Gerais

Parte de ciclo de investimentos de R$ 50 bilhões, ações visam principalmente as regiões Sul e Centro-Oeste do estado.

05/05/2025


MME publica diretrizes dos leilões de energia existente

Intenção da portaria é não reajustar preços de energia pelo IPCA, para evitar a inércia inflacionária.

05/05/2025