A norueguesa Statkraft fechou acordo para aquisição da Enerfín, subsidiária renovável da espanhola Elecnor no Brasil, com ativos de eólicas no Brasil. Segundo a empresa, a transação a posiciona como um dos três maiores geradores de energia eólica do País.

A Statkraft passará a administrar nove parques eólicos em operação, agregando 632 MW no seu portfólio. Os empreendimentos estão situados no Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte. Em construção, são 68 MW, localizados no Estado de Pernambuco. A transação inclui também portfólio de projetos em vários estágios de desenvolvimento. Com isto, após a integração, a Statkraft ultrapassará a marca de 2 GW.

Presente no Brasil desde 2009, a Statkraft controla 19 ativos de geração renovável no Brasil, com cerca de 450 MW de potência instalada em operação, de energias eólica e hidrelétrica, e mais de 600 MW de eólica em construção no estado da Bahia.

Em 2023, a empresa já havia,  em agosto, comprado dois parques eólicos da EDP Renováveis, no Rio Grande do Norte. Também foi anunciada, em setembro, a compra de 18,69% do capital da Statkraft Energias Renováveis (SKER), que pertencia à Fundação dos Economiários Federais (Funcef). Ainda neste ano, a Statkraft obteve a aprovação da Aneel de sete outorgas dos seus primeiros projetos solares na Bahia.

Juntos, os projetos outorgados totalizam 228 MW de capacidade instalada e funcionarão em formato híbrido com os atuais complexos eólicos de Brotas de Macaúbas, Morro do Cruzeiro e Ventos de Santa Eugênia, este último o maior empreendimento da Statkraft fora da Europa. Já o complexo Ventos de Santa Eugênia está em fase final de obras, mas já iniciou a operação comercial de dois parques eólicos (VSE 2 e VSE 7), após aprovação da Aneel, no fim de 2022.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025