A empresa de tecnologia norte-americana Amazon anunciou que em 2024 entrará em operação seu primeiro parque eólico no Brasil. Localizada no Complexo Eólico do Seridó, no Rio Grande do Norte, a usina com capacidade instalada de 49,5 MW e é desenvolvida pela Elera Renováveis, devendo gerar 255 GWh por ano, que serão descontadas do consumo de energia de data centers e operações da Amazon no Brasil.
Trata-se do segundo projeto de energia renovável da empresa no Brasil. Em 2022, a Amazon anunciou parceria com a EDP para erguer parque solar de 122 MW, em local e cronograma não divulgados.
Os projetos fazem parte de programa da empresa batizado de Climate Pledge, cujo objetivo é atingir o net zero até 2040. Com isso, a Amazon está no caminho para suprir 100% de suas operações com energia renovável até 2025, cinco anos antes de seu compromisso original. A empresa tem um total de 479 projetos eólicos e solares em todo o mundo e, uma vez em operação, espera-se que eles gerem mais de 71 mil GWh por ano, ou o suficiente para abastecer 6,7 milhões de residências nos EUA.
Os parques solares e eólicos da Amazon também estimularam mais de US$ 12 bilhões em investimentos estimados globalmente entre 2014 e 2022 e apoiaram um total estimado de 39 mil empregos equivalentes a tempo integral somente em 2022.
Mais Notícias EM
Marcado para 28 de março, certame tem 15 lotes para construção de 6.464 quilômetros de linhas
27/11/2023
Em outubro, consumo aumentou 9,4% em relação a 2022 no comércio e 7,2% em serviços
27/11/2023
Meta é se antecipar ao previsto marco legal dos sistemas de captura, uso e armazenamento de carbono
27/11/2023