A Eletrobras vai assinar um contrato com consultoria para estruturar a operação de melhoria do transporte aquaviário nos reservatórios das usinas hidrelétricas de Furnas e Mascarenhas de Moraes, ambas em Minas Gerais e sob responsabilidade da Eletrobras Furnas. O acordo visa a elaboração de estudos de viabilidade técnica, econômica, ambiental e jurídica para estruturar o modelo de expansão, exploração, operação e manutenção de prestação de serviços de travessia por embarcações nos reservatórios.

O presidente da Eletrobras, Ivan Monteiro, disse durante a assinatura do contrato no MME, com o ministro Alexandre Silveira, que a empresa já atua no fornecimento das balsas no lago de Furnas e vai manter a contribuição de R$ 230 milhões por ano no fundo regional para busca de melhorias no sistema. Segundo ele, após o processo de privatização coube à empresa a capitalização dos fundos regionais. Um desses fundos tem como objetivo um investimento no lago de Furnas.

“Agora estamos fazendo a contratação de uma consultoria para fazer um estudo buscando uma solução definitiva para a exploração desse serviço”, explicou o presidente da Eletrobras.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025