A Enel Distribuição São Paulo, concessionária responsável pela distribuição de energia para 24 municípios da região metropolitana de São Paulo, contabilizou em outubro de 2023 o total de ocorrência de 4.498 raios em toda a área de concessão, segundo dados coletados por seu sistema de monitoramento e alerta. Trata-se de resultado considerado atípico comparado com o mesmo mês de 2022, em que foram registrados apenas 35 raios.

Os municípios mais atingidos em outubro foram a capital paulista com 1.518 raios, seguida por São Bernardo do Campo (548), Cajamar (332), São Lourenço da Serra (285), Cotia (236), Juquitiba (224) e Santo André (218). No mês de setembro, foram contabilizados 1.449 raios nos 24 municípios da área de concessão da companhia, com aumento de 241% em relação ao mesmo período no ano passado, quando foram registrados 600 raios.

O sistema de monitoramento e alerta da Enel detecta chuvas, ventos fortes e descargas atmosféricas, mas também auxilia na verificação de possíveis ocorrências na rede da distribuidora. Isso permite que técnicos monitorem, em tempo real, toda a área de concessão . Em caso de alerta, é possível agir de maneira mais rápida, diz a empresa em comunicado. O trabalho é realizado 24 horas por dia, a partir de satélite, com dados fornecidos em tempo real pelo Climatempo.

Com a alta incidência de raios, a Enel elencou alguns cuidados que devem ser tomados pela população, como evitar, em momentos de tempestade, o uso do celular, de secador de cabelo, ferro elétrico e outros aparelhos conectados à tomada. A concessionária também recomenda evitar o uso de chuveiros e torneiras elétricas, além de consertos de instalações elétricas.

Embora a Enel recomende a permanência dentro de casa durante tempestades com risco de raios, caso a pessoa esteja na rua a opção mais racional é evitar contato com objetos metálicos, cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas. Também é prudente evitar locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025