Mais de 7 GW de nova capacidade de energia foi instalada no Brasil em 2023, até o fim do mês de setembro, aponta o acompanhamento da Aneel - Agência Nacional de Energia Elétrica. Ao todo, foram 7.136,5 MW provenientes de 208 usinas em todo o País, sendo que 89,2% de parques eólicos e solares (6.366,3 MW).

As novas usinas que entraram em operação neste ano estão em 18 estados. Os destaques, porém, ficam com Minas Gerais (1.815, 7 MW), Rio Grande do Norte (1.778,5) e Bahia (1.775,3 MW). Apenas no recorte do mês de setembro, o Rio Grande do Norte obteve o maior salto, de 114 MW, e São Paulo obteve a segunda maior expansão, com 40,1 MW. Em setembro, em todo o País, entraram em operação 223,8 MW.

Com o acréscimo, o Brasil somou 195.718,1 MW de potência fiscalizada, de acordo com dados do Sistema de Informações de Geração da Aneel, o Siga, que é atualizado diariamente com dados de usinas em operação e de empreendimentos outorgados em fase de construção. Desse total em operação, ainda de acordo com o Siga, 83,8% das usinas são consideradas renováveis. 



Mais Notícias EM



Aneel abre consulta pública para sandbox do projeto Energias da Floresta

Iniciativa tem o objetivo de testar modelos inovadores de atendimento elétrico em regiões remotas da Amazônia Legal.

15/03/2026


São Paulo inaugura maior planta de biometano do país

Capacidade nominal é de 225 mil m³ por dia, volume equivalente ao consumo de mais de mil ônibus urbanos

13/03/2026


Copel utiliza drone para inspeção de condutos em hidrelétrica

Solução elimina atividade de alto risco para trabalhadores e melhora a qualidade das informações coletadas.

13/03/2026