A AES Brasil e a Unipar, produtora de cloro-soda, inauguraram o Complexo Eólico Tucano, localizado nos municípios baianos de Tucano, Biritinga e Araci. A entrada completa em operação do empreendimento, com 52 aerogeradores e 322 MW de capacidade instalada, tem como diferencial ser operado apenas por mulheres.

A maior parte das colaboradoras que operam o parque foram capacitadas em uma iniciativa desenvolvida em parceria com o Senai da Bahia. O curso de capacitação em especialização técnica em operação e manutenção de parques eólicos foi oferecido gratuitamente e apenas para formação feminina no setor energético. Ao todo, 28 alunas foram formadas no ano passado.

Com investimentos de R$ 1,5 bilhão, o complexo integra o portfólio de 23 ativos da AES Brasil em sete estados brasileiros, nas fontes eólica, solar e hídrica. O portfólio do grupo norte-americano soma 5,2 GW de capacidade instalada proveniente de fontes renováveis – incluindo os empreendimentos em construção. Especificamente na Bahia, a companhia já opera o Complexo Eólico Alto Sertão II desde 2017.

No complexo Tucano, Unipar e a AES Brasil têm firmada uma joint venture para geração de 155 MW de energia renovável. O acordo garantirá à Unipar energia por um período de 20 anos, com fornecimento de 2023 até 2043. Com a parceria, a Unipar pretende obter 100% de toda a demanda de energia elétrica das operações no Brasil oriundas de fontes renováveis até 2025, sendo 80% por meio de contratos de autoprodução, como este na Bahia.



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

29/04/2024