Diante da seca na região amazônica, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) anunciou a adoção de medidas preventivas para evitar escassez de energia nos estados do Norte. Para começar, o operador indicou, e teve aprovada em reunião no Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), que retomará a disponibilidade das térmicas Termonorte I e II, instaladas em Porto Velho (RO), para complementação do atendimento ao horário de maior demanda de energia nas regiões Acre e Rondônia.

Em reunião no CMSE, também foi deliberado sobre a realização de um estudo, sob coordenação da Secretaria Nacional de Transição Energética e Planejamento (SNTEP/MME), que contará com o apoio do ONS e da EPE, sobre resiliência climática do sistema elétrico dos estados de Acre, Rondônia e Amapá. O objetivo é ampliar a capacidade de manter o atendimento eletroenergético em futuros cenários de escassez hídrica e cheias extraordinárias na bacia do rio Madeira.

Também foi aprovada a terceira revisão do Plano de Substituição do Parque Gerador do Sistema Elétrico de Roraima, acelerando o processo de entrada em operação das usinas vencedoras do leilão 1/2019 da Aneel e da integração de Boa Vista ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

O ONS recomendou ainda que os órgãos competentes declarem a situação da região excepcional e temporária de escassez hídrica para a bacia, considerando que os cenários de previsão meteorológicas não indicam a melhoria do cenário. Com isso, será possível implementar medidas efetivas urgentes que permaneçam garantindo o suprimento de energia na região.



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

29/04/2024