Após a conclusão de operação de permuta firmada entre a subsidiária Eletrobras Eletronorte e a Neoenergia, a Eletrobras passou a deter 100% da Companhia Hidrelétrica Teles Pires. Antes da operação, a companhia detinha 49% do empreendimento. Trata-se de negociação que não envolve entrada e saída de caixa, dada a permuta de ativos.

A usina hidrelétrica Teles Pires, construída no rio de mesmo nome, está localizada na fronteira dos estados do Pará e Mato Grosso, nos municípios de Jacareacanga (PA) e Paranaíta (MT). O empreendimento tem potência instalada de 1820 MW, energia suficiente para abastecer uma população de 13,5 milhões de habitantes.

Segundo a Eletrobras, a transação se alinha à estratégia de racionalização de participações, conforme previsto no planejamento estratégico da companhia. Isso resultará em otimização societária, uma vez que a Eletrobras deixará de deter participações nas companhias Neoenergia Afluente T, Neoenergia Coelba, Neoenergia Cosern e EAPSA, e passará a deter 100% da Companhia Hidrelétrica Teles Pires e 66% do Consórcio UHE Baguari.



Mais Notícias EM



Prysmian: pioneirismo mundial no desenvolvimento de cabos verdes para energia e telecom

Biopolietileno na composição dos cabos integra mix de soluções da companhia para descarbonizar as redes da transição energética.

30/06/2025


Norte Energia inicia manutenção preventiva em Belo Monte

Cronograma prevê intervenções em oito turbinas até dezembro de 2025.

29/06/2025


Enel lança edital para projetos de eficiência energética

Propostas podem ser enviadas até 22 de agosto nos estados de SP, RJ e CE e envolvem R$ 71 milhões.

29/06/2025