Após a conclusão de operação de permuta firmada entre a subsidiária Eletrobras Eletronorte e a Neoenergia, a Eletrobras passou a deter 100% da Companhia Hidrelétrica Teles Pires. Antes da operação, a companhia detinha 49% do empreendimento. Trata-se de negociação que não envolve entrada e saída de caixa, dada a permuta de ativos.

A usina hidrelétrica Teles Pires, construída no rio de mesmo nome, está localizada na fronteira dos estados do Pará e Mato Grosso, nos municípios de Jacareacanga (PA) e Paranaíta (MT). O empreendimento tem potência instalada de 1820 MW, energia suficiente para abastecer uma população de 13,5 milhões de habitantes.

Segundo a Eletrobras, a transação se alinha à estratégia de racionalização de participações, conforme previsto no planejamento estratégico da companhia. Isso resultará em otimização societária, uma vez que a Eletrobras deixará de deter participações nas companhias Neoenergia Afluente T, Neoenergia Coelba, Neoenergia Cosern e EAPSA, e passará a deter 100% da Companhia Hidrelétrica Teles Pires e 66% do Consórcio UHE Baguari.



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

29/04/2024