Em acordo que envolve a Enel X, empresa do grupo italiano Enel, e as empresas de ônibus Ambiental, Transpass e Transwolff, passou a circular de forma gradual em setembro na cidade de São Paulo 50 ônibus elétricos. Os veículos contam com carroceria Caio, tração elétrica da Eletra e baterias da Weg. O investimento da Enel X no projeto é de R$ 160 milhões.

A entrega dos ônibus no dia 19 de setembro representa o início de um programa da prefeitura paulistana, regulamentado por lei municipal de mudanças climáticas da cidade (16.802/18), que prevê a implantação de 2,6 mil ônibus de baixa emissão de carbono até o fim de 2024, equivalente a 20% da frota. Além das primeiras 50 unidades, a Enel X revela em comunicado que deve entregar mais unidades no programa, já que negocia com outros operadores e demais montadoras de ônibus elétricos homologadas pela SPTrans.

A parte da Enel X nos acordos inclui, além da disponibilização dos ônibus elétricos, a infraestrutura de recarga a ser instalada nas garagens das operadoras, com carregadores da Enel X Way, e as tecnologias para o suporte ao monitoramento da operação dos veículos elétricos. A Enel Trading, comercializadora do grupo, disponibilizou também a oferta de energia renovável certificada no mercado livre para atender à demanda de energia para a recarga dos veículos nas garagens dos ônibus.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025