Em acordo que envolve a Enel X, empresa do grupo italiano Enel, e as empresas de ônibus Ambiental, Transpass e Transwolff, passou a circular de forma gradual em setembro na cidade de São Paulo 50 ônibus elétricos. Os veículos contam com carroceria Caio, tração elétrica da Eletra e baterias da Weg. O investimento da Enel X no projeto é de R$ 160 milhões.

A entrega dos ônibus no dia 19 de setembro representa o início de um programa da prefeitura paulistana, regulamentado por lei municipal de mudanças climáticas da cidade (16.802/18), que prevê a implantação de 2,6 mil ônibus de baixa emissão de carbono até o fim de 2024, equivalente a 20% da frota. Além das primeiras 50 unidades, a Enel X revela em comunicado que deve entregar mais unidades no programa, já que negocia com outros operadores e demais montadoras de ônibus elétricos homologadas pela SPTrans.

A parte da Enel X nos acordos inclui, além da disponibilização dos ônibus elétricos, a infraestrutura de recarga a ser instalada nas garagens das operadoras, com carregadores da Enel X Way, e as tecnologias para o suporte ao monitoramento da operação dos veículos elétricos. A Enel Trading, comercializadora do grupo, disponibilizou também a oferta de energia renovável certificada no mercado livre para atender à demanda de energia para a recarga dos veículos nas garagens dos ônibus.



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

29/04/2024