A Siemens Energy está fornecendo doze eletrolisadores para a produtora de gases Air Liquide produzir hidrogênio verde (H2V) na Normandia, na França. Os sistemas de eletrólise da água terão capacidade total instalada de 200 MW e garantirão a produção anual de 28 mil toneladas de H2V.

Batizado de Normand'Hy, o projeto deve entrar em operação em 2026, na zona industrial de Port-Jérôme e atenderá demandas industriais e do setor de mobilidade. Segundo comunicado da Siemens Energy, com essa quantidade, um caminhão movido a hidrogênio poderia dar 10 mil voltas ao mundo.

Os eletrolisadores são baseados na tecnologia de membrana de troca de prótons (eletrólise PEM), que segundo a empresa é compatível com o fornecimento de energia intermitente graças ao seu curto tempo de acionamento e controle dinâmico, possível por conta de sua alta densidade de energia. Além disso,  a tecnologia tem baixa pegada de carbono e pouca necessidade de espaço e materiais.

O projeto Normand'Hy será um dos primeiros a ser fornecido pela nova fábrica de eletrolisadores da Siemens Energy em Berlim, uma joint venture com a própria Air Liquide. A produção industrial em série dos stacks (módulos) começará em novembro deste ano. Até 2025, a produção da fábrica deve aumentar para pelo menos 3 GW por ano.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025