A Climatempo, empresa de consultoria meteorológica, incluiu em sua plataforma de monitoramento e alerta (SMAC) previsões de vento, corrigidas com os dados dos aerogeradores em diversos níveis de altura, além de histórico de dados e previsão de geração eólica. O serviço mira empreendedores de parques eólicos e consultorias.

A ferramenta era oferecida pela Climatempo de forma pontual e dependia da atuação direta de um meteorologista. Em casos muito específicos, era necessário dispor de um profissional para fazer análises em regime integral. Para tornar o acesso a esse tipo de informação universal e menos dependente da intervenção humana, a Climatempo desenvolveu a solução que pode ser utilizada por qualquer empresa que necessita de dados de medição e previsão dos ventos.

O serviço é disponível agora por meio do módulo Wind na plataforma de monitoramento. “Os clientes terão também o planejamento energético dentro da ferramenta, além de uma extensa base de dados histórica, modelada e calibrada para o Brasil”, disse o gerente de negócios do Climatempo, Vitor Hassan. Segundo explica, o usuário da plataforma terá acesso a uma visão detalhada da previsão de vento, nas alturas dos aerogeradores, utilizando o modelo baseado nos dados observados e medidos no parque eólico.

“Ainda que o parque eólico não possa compartilhar os dados observados de forma automática, a Climatempo desenvolveu um hindcast de vento próprio e com performance bem acima das reanálises atuais. Assim, todo o setor poderá usar essas informações para proteger seus ativos, melhorar o planejamento operacional e trabalhar de forma preditiva na manutenção de equipamentos”, diz.

Já integrado à plataforma SMAC, o módulo Wind também utiliza tecnologia de inteligência artificial de machine learning (aprendizado de máquinas) para realizar a previsão de ventos com base na metodologia best-model e conta ainda com correção de informações a partir de dados dos clientes (dados observados).



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

29/04/2024