A Climatempo, empresa de consultoria meteorológica, incluiu em sua plataforma de monitoramento e alerta (SMAC) previsões de vento, corrigidas com os dados dos aerogeradores em diversos níveis de altura, além de histórico de dados e previsão de geração eólica. O serviço mira empreendedores de parques eólicos e consultorias.

A ferramenta era oferecida pela Climatempo de forma pontual e dependia da atuação direta de um meteorologista. Em casos muito específicos, era necessário dispor de um profissional para fazer análises em regime integral. Para tornar o acesso a esse tipo de informação universal e menos dependente da intervenção humana, a Climatempo desenvolveu a solução que pode ser utilizada por qualquer empresa que necessita de dados de medição e previsão dos ventos.

O serviço é disponível agora por meio do módulo Wind na plataforma de monitoramento. “Os clientes terão também o planejamento energético dentro da ferramenta, além de uma extensa base de dados histórica, modelada e calibrada para o Brasil”, disse o gerente de negócios do Climatempo, Vitor Hassan. Segundo explica, o usuário da plataforma terá acesso a uma visão detalhada da previsão de vento, nas alturas dos aerogeradores, utilizando o modelo baseado nos dados observados e medidos no parque eólico.

“Ainda que o parque eólico não possa compartilhar os dados observados de forma automática, a Climatempo desenvolveu um hindcast de vento próprio e com performance bem acima das reanálises atuais. Assim, todo o setor poderá usar essas informações para proteger seus ativos, melhorar o planejamento operacional e trabalhar de forma preditiva na manutenção de equipamentos”, diz.

Já integrado à plataforma SMAC, o módulo Wind também utiliza tecnologia de inteligência artificial de machine learning (aprendizado de máquinas) para realizar a previsão de ventos com base na metodologia best-model e conta ainda com correção de informações a partir de dados dos clientes (dados observados).



Mais Notícias EM



Aneel abre consulta pública para sandbox do projeto Energias da Floresta

Iniciativa tem o objetivo de testar modelos inovadores de atendimento elétrico em regiões remotas da Amazônia Legal.

15/03/2026


São Paulo inaugura maior planta de biometano do país

Capacidade nominal é de 225 mil m³ por dia, volume equivalente ao consumo de mais de mil ônibus urbanos

13/03/2026


Copel utiliza drone para inspeção de condutos em hidrelétrica

Solução elimina atividade de alto risco para trabalhadores e melhora a qualidade das informações coletadas.

13/03/2026