A Voltalia Serviços, empresa do grupo francês de energia Voltalia, divulgou ter triplicado suas atividades de operação e manutenção (O&M) no Brasil desde 2020, superando os 3 GW em contratos. A empresa presta serviços para seus próprios parques eólicos e solares no Brasil, mas, segundo comunicado, o resultado reflete principalmente o aumento no volume de contratos para usinas de terceiros.

No caso dos serviços a clientes, os contratos, segundo a empresa, quase quintuplicaram no período e já representam mais da metade das atividades de O&M.  De acordo com o diretor da Voltalia Serviços, Eduardo Rêgo, no primeiro semestre deste ano, os novos contratos envolveram quase 780 MW de capacidade instalada. Levantamento realizado pela empresa indica um forte aquecimento do segmento, com mais de 21 GW em contratações abertas no País.

Os serviços são prestados a partir do Centro de Operações (COG) da Voltalia, em Mossoró, no Rio Grande do Norte, próximo a plantas de geração eólica e solar nos estados do Nordeste. Além da operação remota de ativos, as atividades de O&M incluem a análise de performance dos ativos de energias renováveis e serviços de manutenção de bases operacionais para parques eólicos, solares e subestações.

"Como gestores de uma carteira própria de 1,4 GW no Brasil, temos expertise na geração de energia renovável e na prestação de serviços de O&M dos nossos empreendimentos. Estamos disputando e, felizmente, ganhando muitos desses contratos. Nossa meta é triplicar o volume de contratos até 2027, mas temos potencial de antecipar esta marca”, afirma Rêgo.

Foto: Alex Fernandes



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

29/04/2024