A Aneel abriu consulta pública (36/2023) para aperfeiçoamento de regras do programa de resposta de demanda. A proposta visa melhorar a Resolução Normativa 1030/2022 e revisar o submódulo 4.5 dos procedimento de rede. A ideia é permitir que o programa seja representado na cadeia de modelos de otimização eletroenergética utilizados na operação do sistema e na formação de preços a partir de 1º de janeiro de 2024.

O programa de Resposta da Demanda possibilita a redução voluntária do consumo de energia elétrica por grandes consumidores, como recurso adicional para atendimento ao SIN - Sistema Interligado Nacional, que são remunerados para interromper a produção em determinadas horas para aliviar o sistema operado pelo ONS.

Uma das etapas dos estudos foi elaborada pelo grupo de trabalho Resposta da Demanda (GT/RD), coordenado pelo ONS e pela CCEE - Câmara de Comercialização de Energia Elétrica. O relatório do GT/RD propôs metodologia para incorporar as ofertas de resposta da demanda nos modelos de otimização eletroenergética. O GT concluiu que as ofertas de resposta da demanda devem ser incluídas no modelo DESSEM9, via dados de entrada, como usinas e unidades térmicas fictícias, visto que a redução da carga pode ser considerada como uma geração adicional.

A abertura para recebimento das sugestões foi no dia 21 de setembro, para o e-mail cp036_2023@aneel.gov.br, e poderão ser aceitas até o dia 6 de novembro. Mais informações no link www.gov.br/aneel/pt-br/acesso-a-informacao/participacao-social/consultas-publicas.



Mais Notícias EM



Nova norma eleva o padrão de segurança contra arcos elétricos no Brasil

NBR 17227 define critérios para gerenciamento dos riscos, com foco no cálculo da energia incidente, sinalização de perigos e uso adequado de EPIs.

08/06/2025


MME publica cronograma de leilões de transmissão até 2027

Programação inclui certames nos meses de abril e outubro dos próximos anos.

08/06/2025


Isa moderniza infraestrutura de transmissão em SP

Companhia investiu R$ 306 milhões no primeiro trimestre, 26% a mais do que em mesmo período de 2024.

08/06/2025