A Cemig abriu no dia 21 de agosto as inscrições do edital de chamada pública para selecionar propostas de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) da Aneel. O edital ficará vigente por 18 meses. A companhia estatal mineira prevê investimento superior a R$ 150 milhões para a execução dos projetos selecionados.

O público-alvo da chamada, batizada de Desafio Cemig de Inovação, são universidades, institutos de ciência e tecnologia, startups e outras empresas. Podem se inscrever também as pessoas jurídicas de direito privado constituídas e instaladas em outros países, desde que tenham representante legal no Brasil.

Entre os temas de interesse para financiamento, o destaque fica por conta de soluções para a descarbonização e a eletrificação da economia, incluindo a eletromobilidade e a cadeia de valor do hidrogênio verde. Os projetos também podem propor tecnologias que promovam a excelência na experiência dos clientes nos mercados de energia e a eficiência nos processos administrativos da estatal.

Também serão selecionadas propostas de tecnologias para os “sistemas elétricos do futuro”, ou seja, a construção, operação e manutenção com segurança de sistemas de distribuição, transmissão e armazenamento de energia elétrica, assim como a geração de energia renovável.

Trata-se da segunda edição do desafio de inovação. A primeira versão aconteceu entre agosto de 2021 e fevereiro de 2023, recebendo mais de 190 propostas. Os projetos selecionados na primeira edição tiveram investimento de mais de R$ 83 milhões.



Mais Notícias EM



UHE Belo Monte atende 9% da demanda nacional no trimestre

A produção de janeiro a março equivale ao consumo de 40 milhões de residências.

17/04/2025


Energisa promove curso sobre inteligência artificial

Aberto para pré-inscrições, curso online é gratuito e visa dar fundamentos da tecnologia.

21/04/2025


Empresa nacional desenvolve traçador de curva de baixo custo

Com apoio do Tecpar, desenvolvimento visa criar equipamento nacional que avalia a eficiência e degradação de módulos solares.

17/04/2025