Na última manutenção preventiva da unidade geradora 6 da UHE Itaipu, concluída no dia 11 de agosto, a divisão de manutenção civil e industrial da usina restaurou o interior do tubo de sucção da máquina geradora. A iniciativa foi decidida por conta de inspeção da parada programada das unidades geradoras de Itaipu.

Segundo comunicado, a equipe de engenheiros da usina restaurou as superfícies em concreto armado do tubo, que ficam continuamente expostas ao fluxo de água que impulsiona as turbinas. Os desgastes e desprendimentos de concreto são resultado de fenômenos conhecidos como cavitação e erosão, comuns nesse tipo de estrutura.

Em três dias de trabalho, a equipe, em uma primeira fase, delimitou a área afetada com o auxílio de um policorte pneumático, permitindo a remoção dos elementos comprometidos através do uso de martelos pneumáticos. Após isso, a superfície foi limpa com ar comprimido, para a preparação da aplicação de adesivo epóxi, que estabelece aderência entre o concreto original e nova camada de argamassa.

Por fim, a argamassa epóxi foi aplicada, restabelecendo a integridade da superfície reparada do tubo de sucção. Nos casos em que os pontos de reparo se situavam na região superior do tubo, foi necessária também a montagem prévia de andaimes, para viabilizar o acesso.



Mais Notícias EM



CPFL amplia programa de eficiência energética em hospitais

Nova fase inclui usina solar flutuante em São Paulo e sistema de baterias no Rio Grande do Sul.

22/08/2025


Financiamento para renováveis somou R$ 32,5 bi em 2024

Volume foi puxado pela expansão da energia solar e caracterizado por queda das eólicas.

22/08/2025


Hitachi constrói fábrica de transformadores em Pindamonhangaba

Nova unidade terá investimento de US$ 200 milhões e conclusão prevista em 2028.

22/08/2025