A CPFL Renováveis está promovendo cursos de manutenção de parques eólicos exclusivos para comunidades indígenas. Com o primeiro deles iniciado no dia 7 de agosto, as suas aulas práticas são realizadas em unidade móvel do Senai, parceiro na iniciativa, e as teóricas em escola municipal localizada em João Câmara, no Rio Grande do Norte.

As 21 vagas do curso, cujas inscrições foram abertas em junho, se direcionaram a moradores de Amarelão, Santa Terezinha e Serrote de São Bento – comunidades indígenas beneficiadas por projeto de dessalinização de água da CPFL Renováveis em conjunto com a controladora chinesa State Grid. O sistema gera 80 mil litros de água potável por dia para 3 mil pessoas de 800 famílias locais, onde a CPFL tem parques eólicos instalados. 

A grade de aulas foi preparada pelo Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis do Senai e se divide em seis módulos: eletricista industrial; introdução a sistemas de energia renovável; medição anemométrica para energia eólica; sistemas elétricos aplicados a parques eólicos; tecnologia em aerogeradores; e segurança do trabalho em altura.  

“Mantemos na região parques eólicos responsáveis por gerar uma grande quantidade de energia limpa e renovável, que ajuda a suprir a demanda no estado do Rio Grande do Norte e em todo o país. Acreditamos que uma das formas de colaborar ainda mais com o desenvolvimento local é preparar as pessoas para o mercado de trabalho em nosso ramo de atuação”, disse o diretor de operação e manutenção da CPFL Renováveis, Francisco Galvão.  

  



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025