O Brasil consumiu 1,4% a mais de energia elétrica no primeiro semestre de 2023, em comparação com o mesmo período do ano passado, alcançando a marca de 66.760 MW médios, segundo dados preliminares da CCEE - Câmara de Comercialização de Energia Elétrica. Segundo a câmara, o avanço tem a ver com o aumento nas exportações da indústria mineradora e do crescimento das atividades do comércio e dos serviços.

No Ambiente de Contratação Livre de Energia, o ACL, a alta foi maior, de 5,2% no comparativo anual, impulsionada pelo ritmo acelerado de migrações. Somente no primeiro semestre, mais de 3,3 mil novas unidades consumidoras ingressaram no ACL. O ambiente regulado, o ACR, por outro lado, apresentou redução de 0,7%. Neste caso, segundo a CCEE, a queda se relaciona com a presença crescente da micro e minigeração distribuída, por fatores climáticos e pelo próprio volume de agentes que se deslocaram para o ACL.

Entre os 15 setores da economia que compram energia elétrica no ACL, a CCEE identificou aumento em onze, na comparação com o mesmo período do ano passado. O destaque foi a área de comércio e a extração de minerais metálicos, que cresceram devido ao aumento das atividades em supermercados, com o arrefecimento da inflação, e ao bom momento para exportações de minérios. O setor de saneamento também apresentou taxa elevada de aumento, mas que é reflexo das migrações de grandes consumidores do segmento para o ambiente.

Na avaliação regional, as maiores altas ficaram concentradas nas regiões Norte e Nordeste, com destaque para o Maranhão e o Pará. Em ambos, o aumento reflete o consumo das indústrias metalúrgicas e fatores climáticos, sendo que, no caso maranhense, a alta expressiva é resultado também da retomada contínua da produção de uma importante planta do segmento de alumínio.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025