O estado do Rio de Janeiro atingiu 841,3 MW em projetos de mini e microusinas solares fotovoltaicas instaladas em comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos. Segundo levantamento da Absolar - Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, isso significa mais de 97,4 mil conexões, colocando o estado na décima posição nacional.

De acordo com a Absolar, a geração distribuída solar fotovoltaica no estado fluminense já proporcionou a atração de mais de R$ 4,4 bilhões em investimentos, a geração de 25,2 mil empregos e a arrecadação de mais de R$ 959 milhões aos cofres públicos. Segundo a entidade, o Rio de Janeiro responde sozinho por 3,8% de toda a potência instalada de energia solar na modalidade, com mais de 112,9 mil consumidores.

Para Camila Nascimento, coordenadora estadual da Absolar no Rio de Janeiro, o avanço da energia solar no País ajuda a diversificar o suprimento de energia elétrica, reduzindo a pressão sobre os recursos hídricos e o risco da ocorrência de bandeira vermelha na conta de luz da população.



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

29/04/2024