O estado do Rio de Janeiro atingiu 841,3 MW em projetos de mini e microusinas solares fotovoltaicas instaladas em comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos. Segundo levantamento da Absolar - Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, isso significa mais de 97,4 mil conexões, colocando o estado na décima posição nacional.
De acordo com a Absolar, a geração distribuída solar fotovoltaica no estado fluminense já proporcionou a atração de mais de R$ 4,4 bilhões em investimentos, a geração de 25,2 mil empregos e a arrecadação de mais de R$ 959 milhões aos cofres públicos. Segundo a entidade, o Rio de Janeiro responde sozinho por 3,8% de toda a potência instalada de energia solar na modalidade, com mais de 112,9 mil consumidores.
Para Camila Nascimento, coordenadora estadual da Absolar no Rio de Janeiro, o avanço da energia solar no País ajuda a diversificar o suprimento de energia elétrica, reduzindo a pressão sobre os recursos hídricos e o risco da ocorrência de bandeira vermelha na conta de luz da população.
Mais Notícias EM
Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN
24/11/2025
Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.
24/11/2025
Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.
24/11/2025