A mineradora Vale atingiu no dia 18 de julho a capacidade instalada total do complexo solar fotovoltaico Sol do Cerrado, em Jaíba, norte de Minas Gerais. Isso foi possível em razão da autorização recebida pela Aneel para operação comercial da última usina fotovoltaica do empreendimento, de um total de 17.

Com a autorização, o complexo atinge a potência instalada de 766 MWp, o equivalente ao consumo de uma cidade de 800 mil habitantes. A operação do complexo solar em plena capacidade representa 16% de toda a energia consumida pela Vale no Brasil.
Com investimento de R$ 3 bilhões, o Sol do Cerrado iniciou as operações em novembro de 2022, com a energização de quatro UFVs e foi ampliando a operação ao longo dos meses seguintes, conforme autorizações do órgão regulador.

O empreendimento ocupa uma área equivalente a cerca de 1,3 mil campos de futebol e conta com 1,4 milhão de módulos solares com sistema de rastreamento automático da movimentação do sol durante o dia, para maior aproveitamento dos raios solares na geração de energia. São utilizados 10,2 milhões de metros de cabos para a condução da energia. Para sua interligação com o SIN, há uma linha de transmissão de 15 quilômetros de extensão, com tensão de 230 mil volts, interligando as subestações Coletora Sol do Cerrado e Jaíba.



Mais Notícias EM



EPE propõe baterias e reforço de rede no Acre

Estudo indica BESS grid-forming e nova transmissão em 230 kV.

26/01/2026


AXIA usa sistema para monitorar vegetação na transmissão

Metodologia combina IA e LiDAR em 74,7 mil km de linhas.

26/01/2026