A CAS Tecnologia lançou uma solução de inteligência artificial (IA) voltada para o setor de energia. Batizada de plataforma Neuron, segundo a empresa ela é capaz de realizar diagnóstico de sistema de telemedição. O desenvolvimento é fruto de um aporte de R$ 6 milhões, sendo que parte do montante contou com o apoio do BNDES.

De acordo com a companhia, o Neuron realiza o acompanhamento temporal por meio da análise de uma grande quantidade de informações, utilizando inteligência artificial, o que promove maior eficiência operacional, com impactos positivos nos altos custos das distribuidoras.

Segundo o gerente da CAS Tecnologia, Octavio Brasil, a solução funciona como um mecanismo capaz de identificar rapidamente as perdas, reais ou potenciais, e ter uma visão georreferenciada das anomalias, trazendo resultados significativos na recuperação da receita. Ainda segundo ele, as redes neurais podem ser aplicadas na detecção de falhas e no diagnóstico de problemas em todo o sistema de telemedição do setor de distribuição de energia.

De acordo com Brasil, isso permite a identificação precoce do problema, reduzindo o tempo de inatividade da comunicação, dos processos e do faturamento, otimizando alguns processos de manutenção. “Dessa forma, as distribuidoras reduzem os índices de perdas não-técnicas, sejam elas ocasionadas por desatualização cadastral dos consumidores, por algum tipo de fraude ou por necessidade de reparar equipamentos de medição", diz.

O Neuron está integrado à plataforma Hemera, de gestão e análise de dados da medição das distribuidoras, responsável pelo gerenciamento e monitoramento contínuo do grande volume de dados de seus clientes. Essa integração combina inteligência artificial e automatização de processos, seguindo os princípios da Indústria 4.0.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025