A Aliança Energia divulgou que o complexo eólico Acauã, no Rio Grande do Norte, está com mais de 88% das suas obras concluídas. O ritmo garante o cumprimento do cronograma da empresa de colocá-lo em operação comercial no segundo semestre de 2023. Fruto de investimento de R$ 700 milhões, o complexo terá 26 aerogeradores de 4,2 MW, totalizando capacidade de 109,2 MW de potência instalada. O complexo é distribuído em quatro parques eólicos nos municípios de Santana do Matos, Lagoa Nova, São Vicente e Tenente Laurentino Cruz. 

A construção do empreendimento prossegue em várias frentes de serviço. Em maio, o primeiro gerador foi colocado em operação para teste e dois outros em junho. Com 21 torres de aerogeradores já verticalizadas, também estão no complexo 23 conjuntos de pás e 20 geradores. 

O empreendimento da Aliança conta com uma linha de transmissão de 17,7 km de extensão, com 53 torres de aço galvanizado, que interliga o complexo eólico à subestação elétrica para permitir a conexão com o Sistema Interligado Nacional (SIN).



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

29/04/2024