A Equatorial Goiás inaugurou uma linha de distribuição de alta tensão (LDAT) de 35 km, para interligar as cidades de Barro Alto a Goianésia. Sob investimento superior a R$ 38 milhões, a interligação, segundo a distribuidora, vai fornecer energia para cerca de 180 mil clientes, o que significa 58 mil unidades consumidoras dos municípios de Goianésia, Jaraguá e parte de Barro Alto.   

A nova LDAT viabiliza a conexão de novos clientes e o atendimento às solicitações de aumento de carga, segundo a empresa. Para o gerente de obras de alta tensão da Equatorial Goiás, Reginaldo Santos, será possível suprir demanda de grandes comércios e indústrias para se instalarem na região.

Para a construção da linha, foram necessárias 140 torres instaladas, com estruturas que chegam a até 24 metros de altura, que se iniciam na Subestação Goianésia e seguem até a Subestação Barro Alto de Furnas, onde a Equatorial construiu um vão para receber a rede. A linha percorre os municípios de Barro Alto e Goianésia e mais de 99% da sua extensão foi construída na zona rural.   

A rede é totalmente telecontrolada, o que significa que, no caso de uma falha em que não haja dano estrutural (como cabo partido, poste quebrado), é possível recuperar o fornecimento de energia direto do Centro de Operações, em Goiânia. Se houver uma ocorrência mais grave, com danos estruturais, é possível remanejar as cargas para a linha suplente e identificar o possível ponto de defeito.



Mais Notícias EM



Brasil mantém liderança em custos baixos de renováveis, aponta Irena

Estudo da agência mostra que geração eólica no país tem LCOE abaixo da média global; solar também é competitiva.

25/07/2025


Mapa da CELA aponta R$ 454 bi em projetos de H2V no Brasil

Levantamento identificou 111 empreendimentos que exigirão 90 GW em novas usinas renováveis.

25/07/2025


Câmara de Bento Gonçalves entra no mercado livre de energia

Parceria com Ludfor marca pioneirismo no RS e amplia uso de energia limpa.

25/07/2025