O programa de implantação de medidores inteligentes de energia no sistema de distribuição do estado do Paraná já atingiu um total de 500 mil equipamentos digitais instalados em casas, comércios, indústrias e propriedades rurais. Sem custos para os consumidores, a meta do programa da distribuidora Copel com a automação da rede elétrica é reduzir desligamentos e agilizar o atendimento aos clientes, seja em serviços comerciais ou de emergência.

A primeira fase do programa, na região sudoeste do Estado, está na reta final de implantação e já soma 462 mil medidores em contato com a central de operações da Copel. Com a automação, a distribuidora identifica automaticamente possíveis desligamentos da rede e consegue estimar o local de origem da interrupção, religando mais rapidamente os domicílios afetados. Além disso, os consumidores dos municípios atendidos contam com a funcionalidade de controle do consumo em tempo real por meio de aplicativo de celular da Copel.

A segunda fase do programa, batizado de Rede Elétrica Inteligente, foi iniciada recentemente em municípios da região metropolitana de Curitiba e conta com 38 mil medidores instalados. A cidade de Contenda, por exemplo, tem 84% das ligações com medidores inteligentes, e em Araucária, o equipamento chegou a 44% dos domicílios. Os trabalhos estão sendo iniciados também em Fazenda Rio Grande, e será estendido a outros 25 municípios e para a Ilha do Mel.



Mais Notícias EM



CPFL amplia programa de eficiência energética em hospitais

Nova fase inclui usina solar flutuante em São Paulo e sistema de baterias no Rio Grande do Sul.

22/08/2025


Financiamento para renováveis somou R$ 32,5 bi em 2024

Volume foi puxado pela expansão da energia solar e caracterizado por queda das eólicas.

22/08/2025


Hitachi constrói fábrica de transformadores em Pindamonhangaba

Nova unidade terá investimento de US$ 200 milhões e conclusão prevista em 2028.

22/08/2025