O programa de implantação de medidores inteligentes de energia no sistema de distribuição do estado do Paraná já atingiu um total de 500 mil equipamentos digitais instalados em casas, comércios, indústrias e propriedades rurais. Sem custos para os consumidores, a meta do programa da distribuidora Copel com a automação da rede elétrica é reduzir desligamentos e agilizar o atendimento aos clientes, seja em serviços comerciais ou de emergência.

A primeira fase do programa, na região sudoeste do Estado, está na reta final de implantação e já soma 462 mil medidores em contato com a central de operações da Copel. Com a automação, a distribuidora identifica automaticamente possíveis desligamentos da rede e consegue estimar o local de origem da interrupção, religando mais rapidamente os domicílios afetados. Além disso, os consumidores dos municípios atendidos contam com a funcionalidade de controle do consumo em tempo real por meio de aplicativo de celular da Copel.

A segunda fase do programa, batizado de Rede Elétrica Inteligente, foi iniciada recentemente em municípios da região metropolitana de Curitiba e conta com 38 mil medidores instalados. A cidade de Contenda, por exemplo, tem 84% das ligações com medidores inteligentes, e em Araucária, o equipamento chegou a 44% dos domicílios. Os trabalhos estão sendo iniciados também em Fazenda Rio Grande, e será estendido a outros 25 municípios e para a Ilha do Mel.



Mais Notícias EM



UHE Belo Monte atende 9% da demanda nacional no trimestre

A produção de janeiro a março equivale ao consumo de 40 milhões de residências.

17/04/2025


Energisa promove curso sobre inteligência artificial

Aberto para pré-inscrições, curso online é gratuito e visa dar fundamentos da tecnologia.

21/04/2025


Empresa nacional desenvolve traçador de curva de baixo custo

Com apoio do Tecpar, desenvolvimento visa criar equipamento nacional que avalia a eficiência e degradação de módulos solares.

17/04/2025