O programa de implantação de medidores inteligentes de energia no sistema de distribuição do estado do Paraná já atingiu um total de 500 mil equipamentos digitais instalados em casas, comércios, indústrias e propriedades rurais. Sem custos para os consumidores, a meta do programa da distribuidora Copel com a automação da rede elétrica é reduzir desligamentos e agilizar o atendimento aos clientes, seja em serviços comerciais ou de emergência.

A primeira fase do programa, na região sudoeste do Estado, está na reta final de implantação e já soma 462 mil medidores em contato com a central de operações da Copel. Com a automação, a distribuidora identifica automaticamente possíveis desligamentos da rede e consegue estimar o local de origem da interrupção, religando mais rapidamente os domicílios afetados. Além disso, os consumidores dos municípios atendidos contam com a funcionalidade de controle do consumo em tempo real por meio de aplicativo de celular da Copel.

A segunda fase do programa, batizado de Rede Elétrica Inteligente, foi iniciada recentemente em municípios da região metropolitana de Curitiba e conta com 38 mil medidores instalados. A cidade de Contenda, por exemplo, tem 84% das ligações com medidores inteligentes, e em Araucária, o equipamento chegou a 44% dos domicílios. Os trabalhos estão sendo iniciados também em Fazenda Rio Grande, e será estendido a outros 25 municípios e para a Ilha do Mel.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025