O programa de implantação de medidores inteligentes de energia no sistema de distribuição do estado do Paraná já atingiu um total de 500 mil equipamentos digitais instalados em casas, comércios, indústrias e propriedades rurais. Sem custos para os consumidores, a meta do programa da distribuidora Copel com a automação da rede elétrica é reduzir desligamentos e agilizar o atendimento aos clientes, seja em serviços comerciais ou de emergência.

A primeira fase do programa, na região sudoeste do Estado, está na reta final de implantação e já soma 462 mil medidores em contato com a central de operações da Copel. Com a automação, a distribuidora identifica automaticamente possíveis desligamentos da rede e consegue estimar o local de origem da interrupção, religando mais rapidamente os domicílios afetados. Além disso, os consumidores dos municípios atendidos contam com a funcionalidade de controle do consumo em tempo real por meio de aplicativo de celular da Copel.

A segunda fase do programa, batizado de Rede Elétrica Inteligente, foi iniciada recentemente em municípios da região metropolitana de Curitiba e conta com 38 mil medidores instalados. A cidade de Contenda, por exemplo, tem 84% das ligações com medidores inteligentes, e em Araucária, o equipamento chegou a 44% dos domicílios. Os trabalhos estão sendo iniciados também em Fazenda Rio Grande, e será estendido a outros 25 municípios e para a Ilha do Mel.



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

29/04/2024