O Brasil encerrou o mês de abril com estabilidade no consumo de energia elétrica, com demanda de 65.265 MW médios, semelhante à registrada no mesmo período de 2022 (65.256 MWm), segundo o Boletim InfoMercado Quinzenal da CCEE - Câmara de Comercialização de Energia Elétrica.

Segundo os dados da CCEE, 24.214 MW médios desse total foram consumidos no mercado livre de energia. Esse volume representou leve aumento de 0,4% frente a igual período do ano passado. O restante, 41.051 MW médios, foi direcionado ao mercado regulado, o que demonstra queda de 0,2% no comparativo anual. De acordo com a câmara, no caso do mercado regulado, a demanda poderia ter sido 3,4% maior em abril se não houvesse a geração distribuída, que integra principalmente os sistemas solares instalados nos telhados de casas e empresas. 

Na avaliação dos 15 setores da economia monitorados pela CCEE, quase todos eles registraram consumo menor, com exceção dos ligados ao ramo metalúrgico, que usufrui da retomada da economia chinesa; da indústria alimentícia, impulsionada pelas exportações; e do comércio, beneficiado pelo menor avanço da inflação.

Na avaliação regional, as maiores altas ficaram concentradas nas regiões Nordeste e Norte, influenciadas por avanços no mercado livre e por temperaturas acima da média registrada no mesmo período do ano passado, cenário que aumenta o uso de equipamentos de refrigeração, como o ar-condicionado. Os destaques são o Maranhão (52,3%), Pará (10,7%) e Amazonas (7,8%). Já as regiões Sudeste e Centro-Oeste apresentaram declínio, com o Espírito Santo tendo a maior queda, de 4,7%, seguido por Mato Grosso do Sul (-3,9%) e Rio de Janeiro (-3,8%).



Mais Notícias EM



Enel investe em laboratórios para formação técnica no setor

Projetos no IFSP e no Liceu devem capacitar mais de 500 alunos até o fim do ano.

14/07/2025


ONS prevê crescimento de 14% na carga de energia até 2029

Plano da Operação Energética aponta aumento da MMGD e alerta para déficit de potência.

14/07/2025


CCEE realiza primeiras migrações com modelo simplificado

Novo processo com uso de APIs automatiza entrada no mercado livre de energia.

14/07/2025