A Copel GT lançou um equipamento, batizado de Medcap, que pode reduzir em até 70% o tempo de inspeção de bancos de capacitores em subestações. Criado a partir do programa de P&D Aneel da empresa de geração e transmissão, segundo comunicado o produto pode ainda aumentar a precisão e a segurança da atividade.  

Segundo a estatal, o equipamento tem a vantagem de ser mais leve e compacto e com o preço de duas a quatro vezes menor do que as versões importadas utilizadas pelo mercado. Com 600 gramas, é composto por um módulo eletrônico de medição e comunicação, uma pinça de corrente articulada e garras de aplicação de tensão. A operação se resume em aplicar uma tensão específica nos terminais de uma unidade capacitiva do banco e medir a corrente para determinar, por meio de interações matemáticas, o valor da capacitância que vai subsidiar a análise técnica do estado de degradação da unidade.

Antes do desenvolvimento, para identificar possíveis defeitos, a Copel adotava o procedimento padrão das concessionárias de energia de desligar e desmontar completamente os bancos para testes e medições, o que demandava vários dias de trabalho. Com a solução, passou a ser possível fazer a medição individual de cada elemento capacitor sem a necessidade de desconectá-lo e desmontá-lo do banco.

“A desconexão e reconexão de equipamentos é uma prática a ser evitada, porque pode gerar pontos de aquecimento que danificam o capacitor”, explica o engenheiro da Copel GT, Maurício Penha, idealizador do Medcap. Segundo ele, outro aspecto relevante é o ganho de tempo na atividade. Com um capacímetro comum, a inspeção levava pelo menos dez horas para um banco de capacitores de 60 unidades. “O Medcap realiza a mesma medição em 3 horas”, completa Penha.  

A Copel GT detém a patente da tecnologia, do desenho industrial, do software, do firmware e registro da marca. A participação da empresa Montrel Tecnologia no desenvolvimento, em parceria com o Lactec, habilitou-a com exclusividade para o licenciamento por parte da Copel. A fabricante estima que o preço unitário do equipamento deve ser de R$ 35 mil.



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

29/04/2024