Depois de ter iniciado a migração de suas unidades para o Ambiente de Contratação Livre de Energia Elétrica, o ACL, em junho de 2022, a Casan - Companhia Catarinense da Águas e Saneamento já contabiliza uma economia próxima dos R$ 2 milhões.

Atualmente a companhia estadual tem seis unidades migradas. Entre elas, o destaque é a Estação de Recalque de Água Bruta do Rio Cubatão, que capta água para atender o abastecimento de aproximadamente 900 mil moradores da Grande Florianópolis. Também são “livres” as estações de tratamento de água de Balneário Piçarras, de Barra Velha e a da Lagoa do Peri, em Florianópolis, assim como a Estação de Recalque de Água Bruta de São José e a de Rio do Sul.

Ainda no primeiro semestre, a empresa vai migrar mais duas unidades consumidoras, a Estação de Tratamento de Esgotos de Canavieiras e o reservatório R1, de Florianópolis. Segundo a empresa, a entrada no mercado livre tem suporte de uma empresa especializada. A estimativa é de que os valores de energia arrematados permitirão uma economia de cerca de R$ 38 milhões até o final de 2026.  A energia é o maior custo operacional da Casan.



Mais Notícias EM



Aneel aprova regras para uso de baterias e MME publica portaria sobre leilão

Resoluções representam um marco para a modernização e segurança do setor elétrico brasileiro.

08/06/2026


ISI e Axia Energia desenvolvem bateria nacional

Parceria cria primeira célula prismática de íons-lítio com química LFP a partir de matéria-prima nacional.

08/06/2026


Cemig abre chamada para implantação de eletrovias

Iniciativa prevê instalação gratuita de pontos de recarga para veículos elétricos em locais estratégicos de Minas Gerais.

08/06/2026