O grupo finlandês Wärtsilä assinou contrato de operação e manutenção (O&M) com a Raesa - Rio Amazonas Energia para fornecer suporte total para a usina termelétrica a gás Cristiano Rocha, em Manaus, Amazonas. As duas empresas já tinham contrato anterior de garantia de desempenho de ativos, assinado em novembro de 2019, para ajudar a operação com 100% de gás natural.

O contrato de O&M entrou em vigor em 1º de fevereiro de 2023 e terá duração de 28 meses. A UTE Cristiano Rocha opera cinco motores a gás Wärtsilä 50SG, com potência líquida combinada de 92 MW. A usina contribui com 65 MW de energia para a rede nacional por meio de um contrato de compra de energia com a Eletronorte.

Segundo a Wärtsilä, a capacidade de partida e parada rápidas da tecnologia de motores permite que a potência total seja alcançada em apenas alguns minutos, garantindo fornecimento estável, mas também estabilidade para a rede. “Ao estender nosso relacionamento com a Raesa para cobrir as operações e manutenção da usina, poderemos garantir que a usina continue despachando energia 24 horas por dia, 7 dias por semana, mantendo os custos baixos e o desempenho alto”, diz o gerente de desenvolvimento de negócios da Wärtsilä, Carlos Henrique Gonzales.



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

29/04/2024