A Neoenergia inaugurou no dia 22 de março seu primeiro complexo de geração de energia associada, que integra fonte solar e eólica conectadas em mesma conexão com a rede de transmissão. Trata-se do Complexo Renovável Neoenergia, no sertão da Paraíba, que associa a geração de energia eólica e solar da Neoenergia Chafariz e Neoenergia Luzia, respectivamente.

Os parques estão conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN) pela subestação Neoenergia Santa Luzia II e a respectiva linha de transmissão. Com investimento total de R$ 3,5 bilhões, o complexo se estende por uma área arrendada de 8700 hectares, em que somente 14% está ocupada, nos municípios de Santa Luiza, Areia de Baraúnas, São Jose de Sabugi e São Mamede, na Paraíba.

Formado por 15 parques eólicos e 136 aerogeradores, a Neoenergia Chafariz atua com capacidade instalada de 471,2 MW, já em operação plena desde o início de 2022. Já as duas plantas da Neoenergia Luzia, com 228 mil módulos solares e potência instalada de 149,2 MWp, são as primeiras da fonte solar da empresa. A energia gerada será destinada ao Ambiente de Contratação Regulada (ACR) e ao Ambiente de Contratação Livre (ACL). 



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025