A Neoenergia inaugurou no dia 22 de março seu primeiro complexo de geração de energia associada, que integra fonte solar e eólica conectadas em mesma conexão com a rede de transmissão. Trata-se do Complexo Renovável Neoenergia, no sertão da Paraíba, que associa a geração de energia eólica e solar da Neoenergia Chafariz e Neoenergia Luzia, respectivamente.

Os parques estão conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN) pela subestação Neoenergia Santa Luzia II e a respectiva linha de transmissão. Com investimento total de R$ 3,5 bilhões, o complexo se estende por uma área arrendada de 8700 hectares, em que somente 14% está ocupada, nos municípios de Santa Luiza, Areia de Baraúnas, São Jose de Sabugi e São Mamede, na Paraíba.

Formado por 15 parques eólicos e 136 aerogeradores, a Neoenergia Chafariz atua com capacidade instalada de 471,2 MW, já em operação plena desde o início de 2022. Já as duas plantas da Neoenergia Luzia, com 228 mil módulos solares e potência instalada de 149,2 MWp, são as primeiras da fonte solar da empresa. A energia gerada será destinada ao Ambiente de Contratação Regulada (ACR) e ao Ambiente de Contratação Livre (ACL). 



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

29/04/2024