A empresa SAP firmou parceria para facilitar empresas brasileiras a exportarem hidrogênio verde (H2V) para a Alemanha, por meio do H2Uppp, programa do Ministério de Assuntos Econômicos e Ação Climática da Alemanha, implementado no Brasil pela agência de desenvolvimento alemã, a GIZ. A SAP será facilitadora da certificação de sustentabilidade do hidrogênio verde por meio da solução GreenToken by SAP.

O GreenToken utiliza uma abordagem blockchain para coletar as informações de qualquer matéria-prima com transparência. Segundo comunicado da SAP, ao “tokenizar” a molécula de hidrogênio, a solução permite certificar aos compradores a origem verde e rastrear a pegada de carbono associada ao escopo 3 por meio da cadeia de valor até o cliente final.

De acordo com a empresa, trata-se de marco importante para o Brasil, pois o sucesso da exportação de hidrogênio gerado por energia renovável ou de baixo carbono depende da transparência sobre os critérios de sustentabilidade cumpridos da produção ao consumo.  Para formalizar a parceria, um membro do conselho de administração da SAP, Sabine Bendiek, entregou a carta de intenções a Markus Francke, diretor da GIZ Brasil, durante evento em Belo Horizonte (MG).



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025