A empresa SAP firmou parceria para facilitar empresas brasileiras a exportarem hidrogênio verde (H2V) para a Alemanha, por meio do H2Uppp, programa do Ministério de Assuntos Econômicos e Ação Climática da Alemanha, implementado no Brasil pela agência de desenvolvimento alemã, a GIZ. A SAP será facilitadora da certificação de sustentabilidade do hidrogênio verde por meio da solução GreenToken by SAP.

O GreenToken utiliza uma abordagem blockchain para coletar as informações de qualquer matéria-prima com transparência. Segundo comunicado da SAP, ao “tokenizar” a molécula de hidrogênio, a solução permite certificar aos compradores a origem verde e rastrear a pegada de carbono associada ao escopo 3 por meio da cadeia de valor até o cliente final.

De acordo com a empresa, trata-se de marco importante para o Brasil, pois o sucesso da exportação de hidrogênio gerado por energia renovável ou de baixo carbono depende da transparência sobre os critérios de sustentabilidade cumpridos da produção ao consumo.  Para formalizar a parceria, um membro do conselho de administração da SAP, Sabine Bendiek, entregou a carta de intenções a Markus Francke, diretor da GIZ Brasil, durante evento em Belo Horizonte (MG).



Mais Notícias EM



CPFL amplia programa de eficiência energética em hospitais

Nova fase inclui usina solar flutuante em São Paulo e sistema de baterias no Rio Grande do Sul.

22/08/2025


Financiamento para renováveis somou R$ 32,5 bi em 2024

Volume foi puxado pela expansão da energia solar e caracterizado por queda das eólicas.

22/08/2025


Hitachi constrói fábrica de transformadores em Pindamonhangaba

Nova unidade terá investimento de US$ 200 milhões e conclusão prevista em 2028.

22/08/2025