A indústria de cerâmica Portobello assinou contrato de compra de energia (PPA, na sigla em inglês) com a Enel Brasil para garantir energia renovável, em um prazo de 15 anos, para metade de todo seu consumo de energia no País. O PPA prevê o fornecimento de um volume máximo de 10 MW médios, o que equivale ao consumo de 87,6 GWh por ano.

O acordo é pelo modelo de autoprodução por equiparação, pelo qual a Portobello passa a deter uma participação acionária no parque eólico Ventos de Santa Esperança 21, construído e operado pela Enel Green Power e que faz parte do complexo eólico Morro do Chapéu Sul II. Com capacidade instalada de 353 MW, o Morro do Chapéu Sul II se localiza nos municípios de Morro do Chapéu e Cafarnaum, na Bahia, com total de 84 aerogeradores.

A escolha pelo modelo da autoprodução é em razão da isenção de encargos que os consumidores conseguem entrando como sócios dos empreendimentos. Trata-se de estratégia hoje muito utilizada principalmente por grandes empresas, já que elas ficam isentas de encargos como a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), de Energia de Reserva (EER) e dos encargos dos Serviços do Sistema (ESS). Além disso, o modelo tem outras vantagens, como a previsibilidade de preços e a livre negociação de condições contratuais.

A negociação com a Portobello foi conduzida pela Enel Trading, comercializadora da Enel no mercado livre de energia. O modelo de negócio formatado pelas empresas prevê que a Enel Trading pode comercializar no mercado livre o excedente de energia produzida pela usina, após o atendimento do volume contratado.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025