A francesa Engie concluiu no dia 26 de fevereiro a implantação do projeto Novo Estado, sistema de transmissão de energia localizado nos estados de Tocantins e Pará. O ativo entrou em operação integral a partir da energização do trecho entre as subestações Xingu e Serra Pelada. A operação comercial parcial do sistema tinha se iniciado em 2021 e teve sua finalização dentro do prazo estabelecido pela Aneel.
O projeto Novo Estado visa fortalecer o escoamento da geração de energia de grandes hidrelétricas do Norte do país. Com R$ 3,2 bilhões em investimentos, ao todo foram instaladas 3634 torres de transmissão, ao longo de 1800 quilômetros de linhas de 500 kV, que passam por 24 municípios. O projeto contemplou também a construção de uma nova subestação de energia e ampliação de outras três. Esse último segmento energizado percorre seis cidades do Sul do Pará (Anapu, Pacajá, Novo Repartimento, Itupiranga, Marabá e Curionópolis).
Com a obra concluída, a Engie passa a ter dois grandes ativos de transmissão de energia, já que a empresa também é responsável pelo sistema Gralha Azul, no Paraná. No total, o grupo tem no Brasil mais de 2800 quilômetros de linhas de transmissão e 14 subestações construídas ou ampliadas. O sistema de transmissão Gralha Azul também entrou em operação integral a partir de fevereiro, com a energização do trecho que percorre a zona urbana e rural das cidades de Ponta Grossa, Imbituva e Irati. Esse sistema, da mesma forma, também teve as primeiras linhas energizadas em 2021.
Mais Notícias EM
A produção de janeiro a março equivale ao consumo de 40 milhões de residências.
17/04/2025
Aberto para pré-inscrições, curso online é gratuito e visa dar fundamentos da tecnologia.
21/04/2025
Com apoio do Tecpar, desenvolvimento visa criar equipamento nacional que avalia a eficiência e degradação de módulos solares.
17/04/2025