A paranaense Copel Geração e Transmissão publicou chamada pública aberta para projetos de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias relacionadas à produção de hidrogênio verde (H2V) oriundo de biomassa, biocombustíveis e outros resíduos de natureza orgânica. São admitidas propostas apenas até o dia 28 de fevereiro.
Com um total de R$ 7,6 milhões de investimentos para os projetos contemplados, os proponentes devem apresentar projetos que se enquadrem em pelo menos uma das quatro linhas de pesquisa definidas no edital: desenvolvimento de metodologia para produção de hidrogênio de baixo carbono; soluções inovadoras para a logística e distribuição; soluções para armazenamento; e soluções para novas aplicações e uso.
O foco em rotas que utilizam bioenergia como fonte de energia elétrica para a produção do hidrogênio, na tese da Copel para o financiamento de projetos, tem a ver com o fato de a eletrólise, principal processo hoje empregado para o H2V, consumir muita energia. Dessa forma, uma opção seria o processo de reforma, que utiliza a biomassa para a obtenção do hidrogênio verde. “O uso do biogás traz maior eficiência e menor custo em relação à eletrólise e, ainda, incorpora atributos ambientais e sociais para a cadeia do hidrogênio verde, além de aproveitar o potencial agropecuário que o estado do Paraná tem”, explica o gerente da área de P&D+I da Copel Geração e Transmissão, Leandro Foltran.
Mais Notícias EM
Estudo indica BESS grid-forming e nova transmissão em 230 kV.
26/01/2026
Metodologia combina IA e LiDAR em 74,7 mil km de linhas.
26/01/2026
26/01/2026