Em modernização desde 2021, a Usina Hidrelétrica de Sobradinho, da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Eletrobras Chesf), na Bahia, concluiu em janeiro a retirada para manutenção do rotor do gerador de uma das suas seis unidades geradoras. O rotor é um dos equipamentos mais importantes para a geração de energia em uma UHE e pesa mais de 740 toneladas.

Segundo o superintendente da engenharia de geração da Chesf, Douglas Nóbrega, a ação foi programada por vários meses e contou com planejamento detalhado de engenharia, análise de riscos, além de uma avaliação técnica de segurança. Conforme explicou, o rotor foi transportado por sobre o piso dos geradores até o hall de montagem da usina, onde foi posicionado, possibilitando assim a continuação da desmontagem e recuperação da unidade geradora.

A usina de Sobradinho, com 1050 MW de potência instalada, tem 43 anos de operação. O contrato de modernização foi firmado no valor de R$ 258 milhões, com previsão de execução em cinco anos. Só em 2022, a Eletrobras Chesf investiu mais de R$ 1 bilhão na modernização das usinas Sobradinho e Paulo Afonso IV, na Bahia; Luiz Gonzaga, em Pernambuco; e Xingó, em Sergipe, além da substituição de ativos de transmissão que estão em final de vida útil, para aumentar a disponibilidade e a confiabilidade operacional do sistema eletroenergético da Eletrobras Chesf.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025