Em modernização desde 2021, a Usina Hidrelétrica de Sobradinho, da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Eletrobras Chesf), na Bahia, concluiu em janeiro a retirada para manutenção do rotor do gerador de uma das suas seis unidades geradoras. O rotor é um dos equipamentos mais importantes para a geração de energia em uma UHE e pesa mais de 740 toneladas.

Segundo o superintendente da engenharia de geração da Chesf, Douglas Nóbrega, a ação foi programada por vários meses e contou com planejamento detalhado de engenharia, análise de riscos, além de uma avaliação técnica de segurança. Conforme explicou, o rotor foi transportado por sobre o piso dos geradores até o hall de montagem da usina, onde foi posicionado, possibilitando assim a continuação da desmontagem e recuperação da unidade geradora.

A usina de Sobradinho, com 1050 MW de potência instalada, tem 43 anos de operação. O contrato de modernização foi firmado no valor de R$ 258 milhões, com previsão de execução em cinco anos. Só em 2022, a Eletrobras Chesf investiu mais de R$ 1 bilhão na modernização das usinas Sobradinho e Paulo Afonso IV, na Bahia; Luiz Gonzaga, em Pernambuco; e Xingó, em Sergipe, além da substituição de ativos de transmissão que estão em final de vida útil, para aumentar a disponibilidade e a confiabilidade operacional do sistema eletroenergético da Eletrobras Chesf.



Mais Notícias EM



EPE propõe baterias e reforço de rede no Acre

Estudo indica BESS grid-forming e nova transmissão em 230 kV.

26/01/2026


AXIA usa sistema para monitorar vegetação na transmissão

Metodologia combina IA e LiDAR em 74,7 mil km de linhas.

26/01/2026