Em 2022, as cinco distribuidoras da Neoenergia – Neoenergia  Coelba (BA), Neoenergia Pernambuco (PE), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Brasília (DF) e Neoenergia Elektro (SP e MS) – substituíram 842 mil lâmpadas halógenas, fluorescentes ou incandescentes por modelos de LED para consumidores e instituições de comunidades populares localizadas nas áreas de atuação das concessionárias.

As iniciativas fazem parte do projeto Energia com Cidadania, voltado para economizar energia, reduzir valores nas faturas e promover melhor iluminação em regiões de baixa renda. As ações são financiadas com recursos do Programa de Eficiência Energética PEE – Aneel das distribuidoras.

A Bahia, por meio da Neoenergia Coelba, foi que mais fez substituições, com 239 mil lâmpadas sendo trocadas por LED em residências de consumidores de baixa renda, e mais de 49 mil lâmpadas em 552 instituições dessas localidades. Já a Neoenergia Pernambuco (PE) trocou 225 mil equipamentos no estado, sendo 177 mil em residências e 48 mil em 300 organizações que realizam atendimentos à população como postos de saúde e escolas.

Em São Paulo, a Neoenergia Elektro substituiu 174 mil lâmpadas por LED no total, enquanto a Neoenergia Brasília realizou 81 mil trocas no Distrito Federal e a Neoenergia Cosern instalou 74 mil lâmpadas no Rio Grande do Norte. O projeto continua em 2023, com ações programadas para a cidade de Mossoró, em Rio Grande do Norte e em Ipojuca (PE), onde a companhia realiza a substituição de 2,6 mil lâmpadas halógenas, fluorescentes ou incandescentes, em 28 instituições públicas do município por equipamentos LED.



Mais Notícias EM



EPE propõe baterias e reforço de rede no Acre

Estudo indica BESS grid-forming e nova transmissão em 230 kV.

26/01/2026


AXIA usa sistema para monitorar vegetação na transmissão

Metodologia combina IA e LiDAR em 74,7 mil km de linhas.

26/01/2026