A Unifei - Universidade Federal de Itajubá e o projeto H2Brasil, que integra a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável (parceria entre a agência GIZ e o MME), estão construindo em Itajubá, Minas Gerais, o Centro de Hidrogênio Verde (CH2V), que tem como meta testar a aplicação do hidrogênio verde na indústria. A empresa alemã NEA Brasil (Neuman & Esser) e sua subsidiária Hytron são as responsáveis pelo fornecimento dos equipamentos da planta piloto em construção.

O CH2V terá uma unidade de produção por eletrólise, armazenamento e de abastecimento veicular de hidrogênio verde, em escala e condições que permitam operá-la como laboratório para pesquisa, desenvolvimento e demonstração da produção e uso. O centro de testes cobrirá os aspectos básicos (controle, medição, proteção e segurança na produção, logística e uso final) e de aplicações de maior potencial no âmbito da mobilidade, geração de energia e usos industriais para o abastecimento de veículos a partir de 2023.

A planta contará com eletrolisador do tipo PEM, de 300 kW de potência, vasos de armazenamento, dispensador de abastecimento e uma célula a combustível. O suprimento de energia será por módulos solares fotovoltaicos, o que permitirá que o CH2V tenha a capacidade de produzir 60 Nm³/h de H2V. Segundo comunicado da Unifei, diversas empresas e indústrias de âmbito nacional já estão em contato com a universidade para estabelecer parcerias.  Os trabalhos incluem ainda experimentos sobre a aplicação do hidrogênio verde em empresas siderúrgicas instaladas em Minas Gerais.



Mais Notícias EM



CPFL amplia programa de eficiência energética em hospitais

Nova fase inclui usina solar flutuante em São Paulo e sistema de baterias no Rio Grande do Sul.

22/08/2025


Financiamento para renováveis somou R$ 32,5 bi em 2024

Volume foi puxado pela expansão da energia solar e caracterizado por queda das eólicas.

22/08/2025


Hitachi constrói fábrica de transformadores em Pindamonhangaba

Nova unidade terá investimento de US$ 200 milhões e conclusão prevista em 2028.

22/08/2025