O programa federal Mais Luz para a Amazônia (MLA) ultrapassou, em dezembro de 2022, a marca de 44 mil pessoas beneficiadas. Sob coordenação do MME - Ministério de Minas e Energia, o programa visa dar acesso à eletricidade a populações em áreas remotas da Amazônia Legal, por meio de sistemas de geração de energia renovável, principalmente de fonte solar.

Segundo dados do MME, o programa atende mais de 11 mil famílias de baixa renda, moradores de comunidades ribeirinhas, indígenas, quilombolas, residentes em unidades de conservação, além de assentamentos rurais, escolas, postos de saúde e poços de água comunitários.

Em dezembro, como destaque, o MLA também concluiu programa de obras da Equatorial Energia Pará, atendendo 9 mil famílias no Arquipélago do Marajó, um total de 36 mil pessoas beneficiadas com acesso à energia elétrica. Todas as atividades do programa são integradas aos processos produtivos de cada comunidade, procurando preservar a floresta e com estímulo à economia de baixo carbono.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025