A geradora chinesa SPIC Brasil, com ativos no Brasil em várias fontes com capacidade instalada de mais de 3 GW, vai abrir em 9 de janeiro de 2023 a segunda chamada pública de pesquisa e desenvolvimento (P&D) de seu programa de inovação aberta, batizado de Geração Inovação.

A iniciativa é voltada para startups de tecnologia apresentarem soluções em aplicações propostas pela SPIC em sua operação hidrelétrica, a UHE São Simão, de 1,7 GW de potência instalada, em Goiás. As startups selecionadas receberão um investimento para o desenvolvimento das soluções propostas, atendendo ao Programa de P&D da Aneel - Agência Nacional de Energia Elétrica.

Além da UHE São Simão, na divisa entre Minas Gerais e Goiás, a SPIC tem dois parques eólicos na Paraíba – Millennium e Vale dos Ventos – e tem participação no complexo de gás natural GNA (Gás Natural Açu), em São João da Barra (RJ). Também conta com participação majoritária de 70% em dois projetos solares greenfield a serem instalados no Nordeste brasileiro e que terão juntos 738 MWp (Panati, no Ceará, e o Marangatu, no Piauí). A empresa chinesa tem no Brasil 235 funcionários.

As empresas interessadas em participar do processo de seleção podem acessar o site SPIC Brasil.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025