A geradora chinesa SPIC Brasil, com ativos no Brasil em várias fontes com capacidade instalada de mais de 3 GW, vai abrir em 9 de janeiro de 2023 a segunda chamada pública de pesquisa e desenvolvimento (P&D) de seu programa de inovação aberta, batizado de Geração Inovação.

A iniciativa é voltada para startups de tecnologia apresentarem soluções em aplicações propostas pela SPIC em sua operação hidrelétrica, a UHE São Simão, de 1,7 GW de potência instalada, em Goiás. As startups selecionadas receberão um investimento para o desenvolvimento das soluções propostas, atendendo ao Programa de P&D da Aneel - Agência Nacional de Energia Elétrica.

Além da UHE São Simão, na divisa entre Minas Gerais e Goiás, a SPIC tem dois parques eólicos na Paraíba – Millennium e Vale dos Ventos – e tem participação no complexo de gás natural GNA (Gás Natural Açu), em São João da Barra (RJ). Também conta com participação majoritária de 70% em dois projetos solares greenfield a serem instalados no Nordeste brasileiro e que terão juntos 738 MWp (Panati, no Ceará, e o Marangatu, no Piauí). A empresa chinesa tem no Brasil 235 funcionários.

As empresas interessadas em participar do processo de seleção podem acessar o site SPIC Brasil.



Mais Notícias EM



CPFL amplia programa de eficiência energética em hospitais

Nova fase inclui usina solar flutuante em São Paulo e sistema de baterias no Rio Grande do Sul.

22/08/2025


Financiamento para renováveis somou R$ 32,5 bi em 2024

Volume foi puxado pela expansão da energia solar e caracterizado por queda das eólicas.

22/08/2025


Hitachi constrói fábrica de transformadores em Pindamonhangaba

Nova unidade terá investimento de US$ 200 milhões e conclusão prevista em 2028.

22/08/2025