A metalúrgica brasileira Tupy, com sede em Joinville (SC), adquiriu por R$ 855 milhões a MWM do Brasil, fabricante de motores e que também atua no segmento de geração de energia, com a produção de grupos geradores diesel, que vão de 10 a 1250 kVA em 50 e 60Hz, e com os geradores a gás natural, que vão de 80 a 477 kVA em 50 e 60Hz.

Segundo comunicado da Tupy, com a aquisição a empresa entra no mercado de energia e descarbonização, fornecendo grupos geradores de eletricidade para o agronegócio e outras aplicações. Além disso, a MWM, com fábrica em São Paulo, conta com uma equipe de engenharia preparada para adaptar geradores e veículos comerciais ao uso de biogás, biometano, biodiesel, gás natural e hidrogênio.

 “O uso de biogás e biometano para geração de eletricidade e como combustível para frotas de caminhões, ônibus e tratores agrícolas é a principal rota para a descarbonização da indústria nacional e exportadora de proteínas, laticínios, açúcar e etanol”, apontou o CEO da MWM, José Eduardo Luzzi.

A negociação também atende à estratégia de sinergia com as iniciativas anunciadas recentemente pela Tupy de desenvolver materiais, geometrias e usinagem de componentes apropriados ao hidrogênio verde como combustível e para carros de passeio híbridos a etanol ou gasolina; além de soluções para reciclagem e reutilização das baterias de íon-lítio.



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

29/04/2024