A Raízen, produtora de biocombustíveis e licenciada no Brasil da marca Shell em distribuição, inaugurou um eletroposto no Rio de Janeiro. Trata-se do primeiro empreendimento do projeto Shell Recharge na capital fluminense, no Posto Iate da Shell, no bairro do Botafogo, e o terceiro no Brasil. O primeiro foi aberto em junho em São Paulo e o segundo no dia 11 de novembro em Campinas (SP).

Com carregadores de 50 kW e 150 kW, as estações de recarga rápida podem abastecer veículos elétricos em até 35 minutos, a partir de energia de fonte renovável produzida pela Raízen, que também emite a certificação em conformidade com o I-REC Standard, sistema global de rastreamento de atributos ambientais.

O projeto da Raízen tem meta de, até março de 2023, instalar 35 novas estações de recarga rápida no Sudeste do país. No total, essa primeira fase do projeto contará com aproximadamente R$ 70 milhões em investimentos. Segundo a empresa, as localizações dos eletropostos foram estudadas para atender o maior número possível de veículos elétricos.

O pagamento da recarga é feito pelo aplicativo Tupinambá, da startup de mesmo nome para quem a Raízen liderou um aporte financeiro de R$ 10 milhões no início de 2022 para acelerar o desenvolvimento de soluções de recarga elétrica veicular. A plataforma digital integra uma rede com mais de mil pontos de carregamento mapeados.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025