A Raízen, produtora de biocombustíveis e licenciada no Brasil da marca Shell em distribuição, inaugurou um eletroposto no Rio de Janeiro. Trata-se do primeiro empreendimento do projeto Shell Recharge na capital fluminense, no Posto Iate da Shell, no bairro do Botafogo, e o terceiro no Brasil. O primeiro foi aberto em junho em São Paulo e o segundo no dia 11 de novembro em Campinas (SP).

Com carregadores de 50 kW e 150 kW, as estações de recarga rápida podem abastecer veículos elétricos em até 35 minutos, a partir de energia de fonte renovável produzida pela Raízen, que também emite a certificação em conformidade com o I-REC Standard, sistema global de rastreamento de atributos ambientais.

O projeto da Raízen tem meta de, até março de 2023, instalar 35 novas estações de recarga rápida no Sudeste do país. No total, essa primeira fase do projeto contará com aproximadamente R$ 70 milhões em investimentos. Segundo a empresa, as localizações dos eletropostos foram estudadas para atender o maior número possível de veículos elétricos.

O pagamento da recarga é feito pelo aplicativo Tupinambá, da startup de mesmo nome para quem a Raízen liderou um aporte financeiro de R$ 10 milhões no início de 2022 para acelerar o desenvolvimento de soluções de recarga elétrica veicular. A plataforma digital integra uma rede com mais de mil pontos de carregamento mapeados.



Mais Notícias EM



Aneel abre consulta pública para sandbox do projeto Energias da Floresta

Iniciativa tem o objetivo de testar modelos inovadores de atendimento elétrico em regiões remotas da Amazônia Legal.

15/03/2026


São Paulo inaugura maior planta de biometano do país

Capacidade nominal é de 225 mil m³ por dia, volume equivalente ao consumo de mais de mil ônibus urbanos

13/03/2026


Copel utiliza drone para inspeção de condutos em hidrelétrica

Solução elimina atividade de alto risco para trabalhadores e melhora a qualidade das informações coletadas.

13/03/2026