O MME - Ministério de Minas e Energia abriu no dia 3 de novembro consulta pública com as diretrizes para o primeiro procedimento competitivo para contratação de margem de escoamento para acesso ao SIN - Sistema Interligado Nacional. Batizado de Procedimento Competitivo por Margem (PCM), o certame está previsto para o primeiro semestre de 2023.

A ideia do PCM surgiu depois de discussão do MME com associações e agentes do setor, pela qual foi diagnosticada a necessidade de estimular a conexão dos geradores de energia em pontos do SIN que possuem capacidade remanescente de transmissão de energia elétrica. Na análise do ministério, isso melhora a alocação das centrais de geração, a utilização dos ativos e, consequentemente, a segurança do investimento realizado.

Segundo o MME, a ideia é estabelecer um critério de competição transparente para acesso ao SIN, que vise a redução de tarifas com a maior competição e o aumento da segurança para investimentos privados. Também consta como metas das diretrizes proporcionar maior eficiência na alocação dos recursos de transmissão, cujo acesso tem sido limitado, dadas as restrições técnicas e econômicas para atendimento dos interessados.

A consulta visa a publicação de norma complementar ao Decreto nº 10.893/2021. Os interessados terão até o dia 2 de dezembro para apresentar sugestões (informações para envio no site do MME). Após a conclusão da consulta pública e publicação da portaria, o MME publicará outra portaria com a sistemática do procedimento. Em seguida, a Aneel apresentará o cronograma de atividades para realização do procedimento ainda no primeiro semestre de 2023.



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

29/04/2024