A Enel Green Power Brasil, braço de geração renovável do grupo italiano de energia no Brasil, iniciou a construção do parque eólico Lagoa dos Ventos V, de 399 MW de potência instalada, no município de Dom Inocêncio, no Piauí. Trata-se da segunda expansão do complexo, sob investimento de 2,5 bilhões de reais.

A primeira ampliação do complexo eólico Lagoa dos Ventos, iniciada em 2020, já está parcialmente em operação e a expectativa é de que esteja 100% concluída até o fim do ano. Atualmente, o complexo possui cerca de 1 GW em funcionamento e, quando estiver totalmente pronto, terá capacidade instalada superior a 1,5 GW.

O Lagoa dos Ventos V será composto por 70 aerogeradores. Quando estiver em plena operação, será capaz de gerar cerca de 1,6 TWh por ano, evitando a emissão de mais de 910 mil toneladas anuais de CO2 na atmosfera. Com essa segunda expansão, a capacidade instalada total do complexo atingirá os mais de 1,5 GW com 372 aerogeradores, capazes de gerar mais de 6,7 TWh por ano e evitar a emissão de mais de 3,6 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera a cada ano.

Para a construção, a Enel Green Power desenhou um layout de planta baseado numa avaliação em alta resolução dos recursos eólicos para otimizar a produção de energia. Segundo comunicado da empresa, estão sendo utilizados novas ferramentas e métodos, como drones para levantamento topográfico, rastreamento inteligente de componentes de turbinas eólicas e plataformas digitais e soluções de software para monitorar e apoiar remotamente as atividades nos canteiros de obra, além de ferramentas de projeção e acompanhamento da obra em 3D, 4D e 5D.



Mais Notícias EM



CPFL amplia programa de eficiência energética em hospitais

Nova fase inclui usina solar flutuante em São Paulo e sistema de baterias no Rio Grande do Sul.

22/08/2025


Financiamento para renováveis somou R$ 32,5 bi em 2024

Volume foi puxado pela expansão da energia solar e caracterizado por queda das eólicas.

22/08/2025


Hitachi constrói fábrica de transformadores em Pindamonhangaba

Nova unidade terá investimento de US$ 200 milhões e conclusão prevista em 2028.

22/08/2025