A Enel, distribuidora de energia de São Paulo, removeu, entre janeiro e setembro de 2022, 10 toneladas de fios irregulares de companhias de telecomunicações em postes nos 24 municípios de sua área de concessão na região metropolitana de São Paulo. A companhia regularmente promove ações para inspecionar a estrutura da fiação dos postes e executar a retirada de cabos e equipamentos que se encontrem irregulares.

Já foram inspecionados em 2022, com o apoio das prefeituras locais, mais de 554 mil postes e foram encontradas mais de 340 mil irregularidades, que geraram mais de 500 notificações para 360 empresas que fazem uso indevido de postes da Enel São Paulo. Em 2021, a empresa removeu só na capital paulista 22 toneladas de fios irregulares usados nos postes da empresa.

O compartilhamento dos postes é o uso de uma mesma infraestrutura simultaneamente para a rede de distribuição aérea de energia e para as redes de telecomunicações. A gestão do compartilhamento se dá por meio de um contrato de aluguel. De acordo com as resoluções conjuntas da Aneel/Anatel 001/1999 e 004/2014, que trata do compartilhamento de postes, as empresas que utilizam a estrutura devem seguir o plano de ocupação e as normas técnicas da distribuidora local. 

“No total, cerca de 300 empresas de telecom possuem contrato regular e vigente com a Enel e o valor arrecadado é utilizado na modicidade tarifária, suavizando reajustes tarifários para os consumidores, e na operação de retirada de fios irregulares. O uso dos postes da Enel por empresas clandestinas sobrecarrega e prejudica a qualidade do fornecimento de energia e comprometem a segurança dos clientes. Além da poluição visual, o emaranhado de fios pode causar curtos-circuitos e acidentes”, disse Marcio Jardim, responsável pela área de Planejamento da Enel SP.



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

29/04/2024