A  Cummins vai erguer uma nova unidade de produção de eletrolisadores de membrana de troca de prótons (PEM) utilizados para produção de hidrogênio verde. A fábrica será em um terreno de mais de 50 mil m2 na área industrial de Guadalajara, Castilla-La Mancha, na Espanha.

Está prevista a conclusão da nova planta no final de 2023. Inicialmente, deve criar aproximadamente 150 empregos, com potencial para adicionar outros 200 empregos à medida que a produção crescer. A instalação de mais de 20 mil m² abrigará a montagem e testes do sistema e terá capacidade para produzir 500 MW em eletrolisadores por ano, escaláveis para mais de 1 GW anual.

O investimento da empresa norte-americana na Espanha se soma a outras iniciativas globais voltadas para tecnologias de descarbonização. Recentemente, por exemplo, a empresa também anunciou a expansão da capacidade de fabricação do eletrolisador PEM em sua fábrica de Oevel, na Bélgica, para 1 GW.

“Estamos empolgados por fazer parte de Guadalajara e estabelecer nossas raízes na Espanha. A crescente economia de hidrogênio na região continua sendo um ambiente atraente para aumentar sua pegada global de fabricação de eletrolisadores. Com o apoio do governo espanhol e da União Europeia, o mercado de hidrogênio da Espanha tem um grande potencial”, disse Amy Davis, vice-presidente e presidente de New Power da Cummins.

A tecnologia da Cummins já faz parte de projetos pioneiros de hidrogênio verde no mundo, como por exemplo o maior eletrolisador PEM do mundo em operação a 20 MW em Bécancour, Canadá. Além disso, a solução é responsável pela primeira usina de demonstração em escala de megawatts para armazenar energia eólica na rede de gás natural em Windgas Falkenhagen, na Alemanha; pela alimentação da primeira frota de trens de passageiros 100% movidos a hidrogênio do mundo na Baixa Saxônia, Alemanha; e pela primeira estação de reabastecimento de hidrogênio para navios, carros, caminhões e clientes industriais em Antuérpia, Bélgica.



Mais Notícias EM



CPFL amplia programa de eficiência energética em hospitais

Nova fase inclui usina solar flutuante em São Paulo e sistema de baterias no Rio Grande do Sul.

22/08/2025


Financiamento para renováveis somou R$ 32,5 bi em 2024

Volume foi puxado pela expansão da energia solar e caracterizado por queda das eólicas.

22/08/2025


Hitachi constrói fábrica de transformadores em Pindamonhangaba

Nova unidade terá investimento de US$ 200 milhões e conclusão prevista em 2028.

22/08/2025