A Algar Telecom colocou em operação sua terceira usina solar fotovoltaica, em Bela Vista de Goiás, em Goiás. Batizada de UFV Bela Vista, a unidade atenderá por geração distribuída o consumo da companhia na região. A Athon Energia é a responsável pela operação e manutenção do ativo.  

A fazenda solar tem 603 kWp de potência e ocupa uma área de 1,5 hectares com 1800 módulos solares fotovoltaicos. Ao se considerar o consumo médio brasileiro de 165,1 kWh/mês, a usina tem capacidade de geração equivalente ao atendimento de 612 residências.

A Algar tem duas usinas solares fotovoltaicas na região de Uberlândia, em Minas Gerais. Em 2018, inaugurou a primeira usina para autogeração, Capim Branco I, seguida pela Capim Branco II, em 2020, esta última com 5,9 MWp de potência, ocupa uma área de 7,93 hectares e conta com 17,8 mil módulos solares fotovoltaicos.

“Com as usinas existentes no estado de Minas Gerais, já conseguimos atender praticamente 100% do consumo na área de concessão da distribuidora Cemig. Como esse próximo passo, identificamos a necessidade e oportunidade de expandir o mesmo modelo para outras regiões do Brasil onde atuamos, começando por Goiás, na concessão da distribuidora Enel GO”, explica Luis Lima, vice-presidente de Tecnologia e Evolução Digital. 

A capacidade de geração da UFV Bela Vista será direcionada para os créditos de energia da Algar Telecom, trazendo um ganho líquido de 12,5% nos gastos com energia daquela região e fortalecendo a matriz energética limpa da empresa.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025