A Algar Telecom colocou em operação sua terceira usina solar fotovoltaica, em Bela Vista de Goiás, em Goiás. Batizada de UFV Bela Vista, a unidade atenderá por geração distribuída o consumo da companhia na região. A Athon Energia é a responsável pela operação e manutenção do ativo.  

A fazenda solar tem 603 kWp de potência e ocupa uma área de 1,5 hectares com 1800 módulos solares fotovoltaicos. Ao se considerar o consumo médio brasileiro de 165,1 kWh/mês, a usina tem capacidade de geração equivalente ao atendimento de 612 residências.

A Algar tem duas usinas solares fotovoltaicas na região de Uberlândia, em Minas Gerais. Em 2018, inaugurou a primeira usina para autogeração, Capim Branco I, seguida pela Capim Branco II, em 2020, esta última com 5,9 MWp de potência, ocupa uma área de 7,93 hectares e conta com 17,8 mil módulos solares fotovoltaicos.

“Com as usinas existentes no estado de Minas Gerais, já conseguimos atender praticamente 100% do consumo na área de concessão da distribuidora Cemig. Como esse próximo passo, identificamos a necessidade e oportunidade de expandir o mesmo modelo para outras regiões do Brasil onde atuamos, começando por Goiás, na concessão da distribuidora Enel GO”, explica Luis Lima, vice-presidente de Tecnologia e Evolução Digital. 

A capacidade de geração da UFV Bela Vista será direcionada para os créditos de energia da Algar Telecom, trazendo um ganho líquido de 12,5% nos gastos com energia daquela região e fortalecendo a matriz energética limpa da empresa.



Mais Notícias EM



CPFL amplia programa de eficiência energética em hospitais

Nova fase inclui usina solar flutuante em São Paulo e sistema de baterias no Rio Grande do Sul.

22/08/2025


Financiamento para renováveis somou R$ 32,5 bi em 2024

Volume foi puxado pela expansão da energia solar e caracterizado por queda das eólicas.

22/08/2025


Hitachi constrói fábrica de transformadores em Pindamonhangaba

Nova unidade terá investimento de US$ 200 milhões e conclusão prevista em 2028.

22/08/2025