A Neoenergia ampliou a atuação do seu centro de gerenciamento de redes inteligentes (Cegri), localizado em Salvador, Bahia. Isso foi possível com o início da supervisão de aproximadamente 2 mil equipamentos da distribuidora de energia elétrica da companhia no Distrito Federal, a Neoenergia Brasília.

Com a expansão, cerca de 75 mil dispositivos das cinco concessionárias que integram o grupo —  Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Pernambuco (PE), Neoenergia Cosern (RN) e Neoenergia Elektro (SP e MS), além da empresa na capital federal — passam a ser acompanhados pela central.

O Cegri conta com tecnologia de supercomputadores, que combina data analytics com inteligência artificial, permitindo a correlação de alarmes e a predição de falhas e ocorrências dos equipamentos monitorados. Os dados coletados são usados para embasar tomadas de decisões.

Segundo o superintendente de smart grids da empresa, Ricardo Leite, o Cegri tem o papel de garantir que as redes inteligentes tenham confiabilidade necessária para entregar eficiência nos serviços prestados a quase 16 milhões de consumidores da Neoenergia. “Para isso, utilizamos o que há de mais moderno em tecnologia com foco na gestão em tempo real, maior disponibilidade e resiliência das nossas redes operativas", afirma.

São supervisionados pela central os ativos digitais da companhia e as operações de telecomunicações e de redes inteligentes, acompanhando em tempo real, por exemplo, o funcionamento de roteadores, servidores e dispositivos de automação e telemedição.  Um benefício do monitoramento centralizado, segundo a empresa, é a maior eficiência no atendimento de ocorrências. Isso porque os especialistas dos centros de operações das distribuidoras trabalham em conjunto com o Cegri, otimizando a atuação em campo.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025