A Engie venceu, no dia 28 de setembro, o leilão de Parceria Público-Privada (PPP) para a iluminação pública de Curitiba, no Paraná, realizado na B3, em São Paulo. A empresa apresentou proposta com uma contraprestação mensal no valor de R$ 1,1 milhão, com um deságio de 71% frente ao limite máximo definido em edital de licitação.

O contrato tem prazo de 23 anos e prevê a operação, manutenção, além da expansão da infraestrutura de iluminação da cidade, que conta com mais de 160 mil pontos de luz. Com o contrato, a Engie amplia sua atuação na área, já consolidada globalmente e com alguns casos importantes no Brasil. Atualmente, a empresa opera mais de 1 milhão de pontos de iluminação no mundo, sendo 130 mil deles no Brasil, dos quais 90 mil em Uberlândia (MG) e 40 mil em Petrolina (PE), onde a Engie tem PPPs.

A receita do contrato de PPP é assegurada por meio da Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip), incidente nas contas de luz, o que torna possível atrair agentes interessados em desenvolver projetos de iluminação pública, caso da Engie. Estão previstos investimentos de R$ 329 milhões no sistema de iluminação pública da capital paranaense, com redução de 33% na conta de energia do município. O contrato também prevê a instalação de telegestão em 30% da cidade.



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

29/04/2024