A Neoenergia assinou memorando de entendimento (MoU, na sigla em inglês) com o governo do Rio Grande do Sul para desenvolver projetos de hidrogênio verde e geração eólica offshore. No momento, a empresa do grupo espanhol Iberdrola estuda a geração eólica em alto-mar no litoral gaúcho, com o parque Águas Claras, em licenciamento no Ibama.

O MoU tem vigência de três anos e prevê cooperação de estudos para fomentar as duas tecnologias e considerando a relevância portuária e o potencial eólico do estado. O foco é o Porto de Rio Grande, que atende o comércio internacional e que tem operações de empresas nas áreas química, petroquímica, de mineração e fertilizantes.

Segundo comunicado da Neoenergia, os projetos podem ter sinergia com a infraestrutura portuária na fase de instalação, por servir como área de apoio para a fabricação e estocagem dos materiais, e na de operação, permitindo o atracamento de embarcações especiais.

Em hidrogênio verde, a parceria prevê ainda a colaboração da Neoenergia e do governo gaúcho no desenvolvimento de projeto piloto e no estudo de oportunidades no Porto de Rio Grande. Além do novo acordo, a Neoenergia já havia assinado memorandos com os governos de Pernambuco, do Ceará e do Rio Grande do Norte para o desenvolvimento de hidrogênio verde.



Mais Notícias EM



EDP constrói subestação em Ferraz de Vasconcelos

Sistema vai ampliar capacidade energética da cidade em 38%.

16/06/2025


Solatio inicia preparação de terreno de usina de H2 verde no Piauí

Projeto visa a produção de 400 mil toneladas de hidrogênio verde e 2,2 milhões de amônia verde.

16/06/2025


Aneel aprova novas regras para a tarifa social

Descontos propostos pela MP 1300 já passam a valer a partir de 5 de julho.

16/06/2025