A Neoenergia assinou memorando de entendimento (MoU, na sigla em inglês) com o governo do Rio Grande do Sul para desenvolver projetos de hidrogênio verde e geração eólica offshore. No momento, a empresa do grupo espanhol Iberdrola estuda a geração eólica em alto-mar no litoral gaúcho, com o parque Águas Claras, em licenciamento no Ibama.

O MoU tem vigência de três anos e prevê cooperação de estudos para fomentar as duas tecnologias e considerando a relevância portuária e o potencial eólico do estado. O foco é o Porto de Rio Grande, que atende o comércio internacional e que tem operações de empresas nas áreas química, petroquímica, de mineração e fertilizantes.

Segundo comunicado da Neoenergia, os projetos podem ter sinergia com a infraestrutura portuária na fase de instalação, por servir como área de apoio para a fabricação e estocagem dos materiais, e na de operação, permitindo o atracamento de embarcações especiais.

Em hidrogênio verde, a parceria prevê ainda a colaboração da Neoenergia e do governo gaúcho no desenvolvimento de projeto piloto e no estudo de oportunidades no Porto de Rio Grande. Além do novo acordo, a Neoenergia já havia assinado memorandos com os governos de Pernambuco, do Ceará e do Rio Grande do Norte para o desenvolvimento de hidrogênio verde.



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

29/04/2024