A Neoenergia assinou memorando de entendimento (MoU, na sigla em inglês) com o governo do Rio Grande do Sul para desenvolver projetos de hidrogênio verde e geração eólica offshore. No momento, a empresa do grupo espanhol Iberdrola estuda a geração eólica em alto-mar no litoral gaúcho, com o parque Águas Claras, em licenciamento no Ibama.
O MoU tem vigência de três anos e prevê cooperação de estudos para fomentar as duas tecnologias e considerando a relevância portuária e o potencial eólico do estado. O foco é o Porto de Rio Grande, que atende o comércio internacional e que tem operações de empresas nas áreas química, petroquímica, de mineração e fertilizantes.
Segundo comunicado da Neoenergia, os projetos podem ter sinergia com a infraestrutura portuária na fase de instalação, por servir como área de apoio para a fabricação e estocagem dos materiais, e na de operação, permitindo o atracamento de embarcações especiais.
Em hidrogênio verde, a parceria prevê ainda a colaboração da Neoenergia e do governo gaúcho no desenvolvimento de projeto piloto e no estudo de oportunidades no Porto de Rio Grande. Além do novo acordo, a Neoenergia já havia assinado memorandos com os governos de Pernambuco, do Ceará e do Rio Grande do Norte para o desenvolvimento de hidrogênio verde.
Mais Notícias EM
Nova fase inclui usina solar flutuante em São Paulo e sistema de baterias no Rio Grande do Sul.
22/08/2025
Volume foi puxado pela expansão da energia solar e caracterizado por queda das eólicas.
22/08/2025
Nova unidade terá investimento de US$ 200 milhões e conclusão prevista em 2028.
22/08/2025