A energia solar fotovoltaica, pela via da geração distribuída, em instalações até 5 MW de capacidade e que nacionalmente soma potência total de quase 12 GW,  já equivale a 4,3% de todo o consumo dos clientes das distribuidoras. Os dados foram compilados pela CCEE - Câmara de Comercialização de Energia Elétrica.

No primeiro semestre deste ano, as pequenas usinas da modalidade produziram 1828 MW médios, um crescimento de 80% na comparação com o mesmo período do ano passado. Em capacidade instalada, a tecnologia conta com 11,3 GW de potência no país.

Em geração solar centralizada, em grandes usinas, o segmento também tem avançado muito e foi responsável pela oferta de 1207 megawatts médios nos primeiros seis meses deste ano, segundo a CCEE. O resultado corresponde a uma alta de 64% frente a 2021 e seria suficiente para atender todo o estado do Mato Grosso no mesmo período. A potência instalada dessas usinas chega a 5,7 GW.

O presidente do Conselho de Administração da CCEE, Rui Altieri, avalia como promissor o cenário para os próximos anos. “De um lado temos a demanda crescente da sociedade por mais sustentabilidade e do outro um apetite grande dos investidores, tornando esse mercado ainda mais atrativo. A geração solar certamente será um componente importante para alcançarmos a complementariedade das fontes”, destaca.
 Ao todo, somando a geração distribuída e a centralizada, os empreendimentos solares no Brasil concentram capacidade instalada de 17 GW. O levantamento teve como base informações do banco de dados de geração distribuída da Aneel e dos boletins da CCEE.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025