As transmissoras de energia elétrica Taesa e ISA Cteep iniciaram a operação da Interligação Elétrica Paraguaçu, localizada entre os estados da Bahia e Minas Gerais, formada pela linha de transmissão 500 kV Poções III – Padre Paraíso 2, com 338 quilômetros de extensão. O investimento realizado foi de mais de R$ 680 milhões e a Receita Anual Permitida (RAP) é de cerca de R$ 143 milhões (ciclo tarifário 2022/2023).

A Interligação Elétrica Paraguaçu, arrematada no Lote 03 do leilão de transmissão realizado em 2016, foi construída pela Aliança Interligação Elétrica (AIE), consórcio envolvendo as duas empresas de transmissão, na proporção igualitária de 50%.

O empreendimento se conecta à linha de transmissão da Interligação Elétrica Aimorés, energizada em maio pelo mesmo consórcio, e terá importante participação na distribuição da energia renovável gerada no Nordeste, de fontes solar e eólica, para o Sudeste, região de maior consumo de carga. Juntos, os projetos totalizam 546 quilômetros de extensão.

Durante a obra, foram instaladas quase 600 torres, interligando 14 municípios dos estados da Bahia e Minhas Gerais, que geraram 1320 empregos, a maior parte mão de obra local. Segundo comunicado conjunto das empresas, em locais com muita vegetação, os cabos da linha de transmissão foram lançados com o uso de drones, evitando o corte de mata nativa. Além disso, também foi doada uma área preservada de 237 hectares para ser agregada à Reserva Particular do Patrimônio Natural Mata do Passarinho, único local em que é encontrado o Entufado-baiano, uma espécie de ave ameaçada.



Mais Notícias EM



UHE Belo Monte atende 9% da demanda nacional no trimestre

A produção de janeiro a março equivale ao consumo de 40 milhões de residências.

17/04/2025


Energisa promove curso sobre inteligência artificial

Aberto para pré-inscrições, curso online é gratuito e visa dar fundamentos da tecnologia.

21/04/2025


Empresa nacional desenvolve traçador de curva de baixo custo

Com apoio do Tecpar, desenvolvimento visa criar equipamento nacional que avalia a eficiência e degradação de módulos solares.

17/04/2025